Notícias

União Europeia quer que todos os apps de mensagem sejam compatíveis entre si

Na sua constante batalha para não deixar que as grandes empresas privadas de tecnologia dominem o mundo, a União Europeia está trabalhando em uma legislação para regulamentar os aplicativos de mensagens, como WhatsApp e iMessage.

Nesta nova regra, os maiores aplicativos seriam obrigados a permitir que o usuário consiga enviar mensagens de um app para outro diferente.


Com isso, seria possível enviar uma mensagem para alguém do WhatsApp, por exemplo, usando o iMessage. E vice-versa.

Esta nova legislação ainda está sendo construída e precisa ser votada e aprovada no Parlamento Europeu para ser posta em prática.

Protocolo universal

Para algo do tipo ser possível, seria necessário que as empresas adotassem um protocolo comum entre os sistemas.

Já existe um protocolo universal na área, mas por enquanto apenas o Google o adotou. É o RCS, que já faz parte do sistema Android.

A Apple há anos se recusa a adotar o RCS no iOS, pois isso permitiria que todos os recursos do iMessage fossem acessados também em outras plataformas. Porém, se a nova legislação virar realidade, pode ser que a maçã não tenha muitas alternativas para onde correr.

A não ser que ela crie um novo protocolo melhor e sugira como padrão, como fez com o USB-C.


Google News

Via
TechCrunch
Fonte
Parlamento Europeu

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo