Notícias

Apple está fabricando o iPhone 6 no Brasil

Ao contrário do que acontecia no ano passado, a Apple começou a fabricar no Brasil o iPhone 6, segundo informações obtidas pelo Blog do iPhone.

Em outubro passado, quando a Anatel homologou o modelo, tínhamos destacado que o endereço da fábrica de Jundiaí não constava no certificado, o que significava que o aparelho não seria produzido em nosso território e todas as unidades seriam importadas da China.

Porém, veio a surpresa quando a Apple recentemente baixou os preços do modelo, em uma época que o dólar está em disparada. Mesmo o valor baixando lá fora, aqui seria prejuízo para a Apple se considerarmos o câmbio maluco das últimas semanas.

Mas o certificado da Anatel sofreu uma modificação ainda no final do ano passado, prevendo o endereço de Jundiaí como uma das unidades fabris, junto com Xangai, Shenzhen e Zhengzhou, na China. Recentemente, estes modelos começaram a chegar ao mercado.

iPhone 6 Fabricado no Brasil

O início da fabricação nacional aparentemente permitiu à Apple também baixar os preços aqui (a exemplo do que aconteceu no resto do mundo com o anúncio do iPhone 6s), sem que a perspectiva de disparada do dólar comprometesse os planos da empresa.

Todos os iPhones 6 e 6 Plus vendidos pela empresa no Brasil agora trazem a frase “Indústria brasileira” na parte de trás do aparelho e na caixa.

iPhone 6 Fabricado no Brasil

Mas calma, isto não quer dizer que os iPhones ficarão mais baratos, mas pode evitar que eles fiquem mais caros ainda.

O fato de ser produzido no Brasil não dá direito a nenhum benefício fiscal, visto que o modelo não se enquadra na Lei do Bem, por custar mais de R$1.500.

Porém assim, a Apple não sofre tanto com o aumento do dólar, podendo trabalhar com margens sustentáveis mesmo com a disparada repentina da moeda americana. É claro que ela ainda tem que importar as peças do aparelho, mas no fim parece compensar, pois parte da produção (montagem, funcionários, caixas) é paga em Reais.

Esta lógica talvez seja difícil para muitos compreenderem, mas a situação econômica atual do país torna muito difícil a vida de importadores.

O fato do iPhone começar a ser produzido aqui talvez seja uma maneira de amenizar as coisas e evitar que o preço final fique impraticável no Brasil. Agora é torcer para que o próximo modelo, o iPhone 6s, também seja produzido em terras brasileiras.

Conteúdo original © Blog do iPhone — Fotos de Gabriel Silva de Brito

Botão Voltar ao topo