Notícias

iOS 7 poderá trazer função de ditado sem necessidade de internet

Ditado no iOS 7

O recurso de ditado vocal existe no iOS desde sua versão 5.0, quando foi introduzida a função Siri. Porém, os que falam o idioma português foram privados dele porque usa a mesma estrutura do Siri (que não suporta nossa língua), enviando a frase para o servidor da Apple, que o traduzia em texto e retornava ao aparelho, tudo usando uma conexão internet. No iOS 7 isso poderá mudar.

Alguns códigos internos do beta do iOS 7 indicam que a função de ditado poderá ser incorporada ao sistema, sem a necessidade de se conectar à internet. O próprio dispositivo se encarregaria de processar a voz e transformá-la em texto escrito, de uma forma muito mais rápida e dinâmica que o que acontece hoje, que depende da qualidade da sua conexão. E é aí que residem nossas esperanças de que o português finalmente faça parte deste recurso. A parceira da Apple neste assunto, a Nuance, já oferece suporte total ao português, como se percebe ao usar o aplicativo Dragon Dictation (teste-o, é bem interessante). Bastaria usar a mesma base de dados e incorporá-la no sistema.

Códigos internos

Mas para usar o recurso de forma offline, talvez não seja qualquer aparelho que possa fazer. Até hoje, a Apple tinha optado por enviar o ditado pela internet porque seus servidores tinham capacidade suficiente de processar tudo de forma muito rápida, poupando assim o processador do iPhone ou iPad. Ao deixar o próprio dispositivo fazer este processamento, é ele quem faz todo o trabalho, o que pode fazer com que alguns modelos mais velhos (como o iPhone 4S) não sejam capazes de realizar a tarefa em um tempo aceitável. Porém, tudo isso por enquanto é apenas especulação.

O iOS 7 ainda está em fase de testes entre os desenvolvedores e não deverá ficar disponível ao público antes de setembro deste ano.

via 9to5mac

Botão Voltar ao topo