Notícias

iOS 12 compartilhará localização do usuário em ligações de emergência nos Estados Unidos

Quando você liga para um serviço de emergência em casos de perigo, o agente que atende a chamada precisa conversar com você para saber qual a situação e de onde você fala para, caso necessário, enviar ajuda. Porém, dependendo do caso, a necessidade é tão urgente que qualquer minuto perdido pode comprometer vidas. Além do mais, há casos em que a pessoa que está ligando não consegue passar exatamente onde está, por desconhecer o lugar.

A tecnologia atual caminha para que seja possível identificar a localização de quem liga automaticamente ao se realizar a ligação, e os Estados Unidos já terão isso disponível no iPhone a partir do iOS 12.


Este tipo de tecnologia já está presente no iPhone desde o iOS 11.3, para alguns países da Europa e Oceania. O Advanced Mobile Location (AML) foi incorporado no sistema no final de março e funciona na Áustria, Estônia, Lituânia, Bélgica, Islândia, Finlândia, Irlanda e Nova Zelândia. Outros países da Europa estão testando o sistema.

YouTube video

No iOS 12, os usuários dos Estados Unidos também terão o mesmo recurso quando ligarem para o número de emergência 911.

Durante 30 segundos, as autoridades poderão determinar com precisão de onde a ligação está sendo feita, o que facilita muito um eventual socorro. A Apple deixa claro que este tipo de informação só estará disponível em ligações para o 911. A privacidade do usuário estará segura em qualquer outro tipo de ligação.

A maçã usará o serviço de uma empresa que já disponibiliza um aplicativo que faz isso, chamado RapidSOS (não disponível no Brasil).

Apesar de muitos países não disponibilizarem este tipo de serviço, o fato dele começar a ser implementado na Europa e agora nos Estados Unidos é uma ótima notícia, pois passa a popularizar a tecnologia que, com o tempo, poderá chegar a todos os cantos do planeta.

Os instrumentos tecnológicos estão todos aí. Cabe agora a nós usá-los para nosso bem comum.

Via
Apple
Botão Voltar ao topo