Notícias

iOS 10 está tendo a mais rápida adoção dos últimos anos

Uma das grandes vantagens do iPhone e iPad, em relação a outros sistemas concorrentes é sua facilidade de atualização. Steve Jobs brigou desde cedo contra as operadoras e não deixou ninguém se intrometer no sistema, ao contrário do Android, por exemplo, em que as teles e os fabricantes determinam os aplicativos que vêm instalados por padrão e quando o usuário pode ou não atualizar o próprio aparelho. Esta vantagem faz com que usuários do iOS possam aproveitar todas as novidades de uma nova versão já no mesmo dia que a Apple as libera (quando os servidores permitem, claro), o que faz a maioria sempre estar atualizada.

Mas com o iOS 10 particularmente, esta adoção está mais rápida que nos outros anos, segundo uma pesquisa.

A nova versão, lançada há 27 dias, já está em 66,7% dos aparelhos da Apple, de acordo com a empresa de dados analíticos Fiksu. Para se ter uma ideia do quão o número é impressionante, a versão do Android do ano passado, o Marshmallow, não conseguiu passar de 18,7% e a anterior, o Lollipop, que possui algumas falhas que não serão mais consertadas, está em 35% dos aparelhos (fonte). Com a mais recente versão, o Nougat, a maioria nem sabe quando poderá ter em seu dispositivo, isso SE ele for compatível.

O gráfico abaixo mostra a progressão da adoção, comparado com as últimas versões do iOS.

Adoção iOS 10

Os dados são captados de acordo com o uso dos dispositivos em sites de internet. Antes do lançamento final do iOS 10, o iOS 9 estava em 88% dos aparelhos.

Uma maior adoção do sistema é ótimo para todo mundo. Para os desenvolvedores, que podem incorporar novidades do iOS de forma mais rápida, e para todos os usuários, que além das novidades, podem também se beneficiar dos patches de segurança que são lançados de tempos em tempos.

Se você quer saber de todas as novidades do iOS 10, não deixe de ler nosso artigo especial.

Botão Voltar ao topo