2012ARQUIVONotícias

Guerra de patentes proíbe venda de iPhones 4 e 3GS na Alemanha. Tarde demais?

A guerra de patentes tem estado presente nos noticiários há mais de um ano. Não costumamos comentar nada aqui por considerarmos um assunto chato e aborrecido, que pouco interfere no consumidor brasileiro. Mas hoje aconteceu um fato no mínimo curioso, que vale registro: um juiz em Mannheim obrigou a Apple a tirar do mercado alemão aparelhos com a tecnologia 3G, como o iPhone 3GS, o iPhone 4 e todos os iPads modelo 3G. O iPhone 4S continua à venda, normalmente.

Quem venceu no tribunal foi a Motorola, que recentemente foi comprada pelo Google, que a usa para tentar convencer a malvada Apple a parar de fazer mimimi só porque eles copiam o sistema dela.

A ação foi movida baseada na alegação que a Apple infringe certas patentes relativas à tecnologia 3G. Mas a União Europeia está achando tudo isso muito estranho e já está investigando para ver se não está havendo abuso neste pedido. A Apple também entrou com ação para questionar a decisão.

Mas talvez tudo isso esteja chegando tarde demais para causar grandes prejuízos à Maçã. Por usar um sistema diferente de antena (a híbrida GSM/CDMA da Qualcomm), o iPhone 4S não é afetado pela decisão judicial, permanecendo à venda. Considerando que ele representa mais de 90% das vendas de iPhones (e o mercado alemão representa menos de 1% das vendas mundiais), o desaparecimento dos modelos 3GS e 4 só forçam o consumidor a decidir de vez pelo 4S.

Ads

Acredita-se que o futuro iPad também não correrá perigo de processo, pois deve trazer a mesma alteração nas antenas que o 4S.

Uma vitória tardia, que só serve para publicidade contra o iPhone? O que a Motorola (e o Google) REALMENTE esperam processando a Apple por uma tecnologia que eles nem sequer inventaram (mas compraram de outro)? Resposta nos próximos capítulos.

via Fortune

Últimas unidades! Suporte Apple Watch

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo