Notícias

Google pode trazer o SOS por Satélite para o Brasil antes da Apple

Google Messages prepara recurso SOS por Satélite para 150 países

Mais uma vez o Google tenta preencher um buraco deixado pela Apple.

Indícios apontam para o desenvolvimento de um recurso de mensagens SOS de Emergência por Satélite (similar àquele oferecido no iPhone 14), em parceria com a empresa Garmin, que oferece serviços de resposta a emergências via satélite em mais de 150 países.

A descoberta veio à tona por meio de pistas encontradas no código da versão mais recente do aplicativo.

Tais informações sugerem que o Google pode estar planejando trazer a capacidade de enviar mensagens de socorro em situações críticas, utilizando a tecnologia de satélite, para os smartphones Android.

Embora a data exata de lançamento ainda não tenha sido confirmada, o interesse pela funcionalidade é evidente.

A Apple foi a primeira a oferecer este recurso gratuitamente para os seus usuários, porém a abrangência é bem limitada inicialmente.

Mesmo quem compra um iPhone 14 ou 14 Pro, só tem acesso ao produto em pouquíssimos países. E o Brasil não está incluído na lista.

O entusiasta de tecnologia Neïl Rahmouni foi quem primeiramente identificou no Google

Messages marcadores de interface do usuário que indicam o suporte a mensagens via satélite.

Além disso, Rahmouni também levantou indícios da possível colaboração da Garmin nesse projeto.

A empresa de produtos fitness já possui uma gama de produtos de comunicação via satélite, o que tornaria uma parceria com o Google uma decisão lógica.

A infraestrutura estabelecida da Garmin, incluindo centros de resposta de emergência para coordenação de resgates, poderia ser um trunfo valioso nesse empreendimento.

A capacidade de enviar mensagens de socorro mesmo em áreas remotas, onde a cobertura de rede é escassa, pode fazer a diferença em situações críticas.

Com uma vasta extensão geográfica e muitas áreas remotas, o Brasil pode se beneficiar enormemente de um serviço de SOS por satélite eficiente.

E a parceria com a Garmin poderia permitir que o serviço ficasse ativo no país de forma mais rápida.

Além disso, se o Google realmente implementar isso em muitos países, pode obrigar a Apple a acelerar a expansão do seu serviço, para não perder seus argumentos de venda para a concorrência.

Vale lembrar que é preciso ter um smartphone que suporte conexões por satélite. Porém, a Samsung já avisou que em 2024 apresentará várias opções compatíveis.

Será que a Apple vai querer ficar para trás?

Botão Voltar ao topo