Notícias

Sua antiga conta do Google poderá ser apagada se você não fizer isso

A partir de 1º de dezembro de 2023, o Google dará início ao processo de exclusão de contas que permaneceram inativas por, no mínimo, dois anos.

A empresa justifica a medida com base em preocupações com privacidade e com o objetivo de liberar espaço significativo em seus servidores.

A decisão se fundamenta na constatação de que contas inativas apresentam maior susceptibilidade a comprometimentos de segurança.

Google logo

Contas esquecidas ou não utilizadas muitas vezes dependem de senhas desatualizadas ou reutilizadas, não têm autenticação em duas etapas configurada e recebem menos verificações de segurança por parte do usuário.

Antes do processo de exclusão, os usuários de contas inativas receberão avisos por e-mail.

Vale ressaltar que a política se aplica apenas a contas pessoais, não se estendendo a contas de negócios ou educacionais.

Algumas contas serão isentas da exclusão, incluindo aquelas com vídeos enviados para o YouTube, assinaturas pagas ativas ou que possuam cartões-presente.

O processo de exclusão começará primeiro com contas que nunca foram utilizadas.

Como evitar que sua conta seja excluída

Para evitar que sua conta seja excluída, os usuários precisarão se conectar na conta inativa e utilizar alguns dos serviços do Google, como ler ou enviar um e-mail, usar o Google Drive ou assistir a um vídeo no YouTube.

Aqueles que possuem conteúdo armazenado no Google Fotos devem acessar esse conteúdo especificamente, uma vez que o Google possui uma política separada para esse serviço.

O Google alerta que, se um usuário permanecer inativo no Google Fotos por dois anos ou mais, todo o conteúdo poderá ser excluído.

Essa decisão do Google segue uma tendência do setor, uma vez que a Microsoft implementou uma política semelhante desde 2019, excluindo contas inativas do Outlook (ou relacionadas ao Hotmail) após dois anos.

Botão Voltar ao topo