Notícias

Apple já começa a implementar tecnologia de geolocalização em interiores de edifícios

Há mais de 2 anos, a Apple adquiriu uma empresa chamada WiFiSLAM, especializada em geolocalização dentro de edificações. Como toda tecnologia que a maçã absorve, leva um certo tempo para ser implementada em seus produtos e por isso que só agora começaremos a ver algo relativo a isso em seus mapas.

A Apple está sempre tentando melhorar os seus mapas e há certo tempo já disponibiliza um portal empresarial para que donos de negócios possam registrar e incluir suas empresas nos mapas. Mas só agora ela está disponibilizando para estes empresários um aplicativo especial para rastrear e mapear o interior do negócio, para que futuramente ele seja incluído também nos mapas. E o mais impressionante é que este aplicativo está disponível na App Store, de forma escondida, pois não aparece nas buscas da loja.

Indoor Survey

O aplicativo usa as informações obtidas pelos próprios sensores do iPhone para determinar exatamente onde o usuário está dentro de um prédio. Por exemplo, no futuro, ao caminhar por um shopping e procurar uma determinada loja, você não precisará procurar aqueles totens do tipo “Você está aqui“. Bastará visualizar isso diretamente no seu iPhone, onde você estiver.

O nome do app é Indoor Survey, mas o portal empresarial dá a dica que em português ele se chamará Interior.

Ao marcar “pontos” no mapa utilizando o app Interior, você indica a sua posição no local enquanto anda por ele. Ao fazer isso, o aplicativo mede os dados dos sinais de frequência de rádio (RF) e combina-os com os sensores do iPhone. O resultado é um posicionamento interno sem a necessidade de instalar um hardware especial.

Pequena Empresa

Mesmo sendo possível baixá-lo, somente quem é registrado no Maps Connect pode acessá-lo. No momento, o registro não está disponível no Brasil.

Pequena Empresa

É o começo de novidades que virão nos Mapas da Apple provavelmente já no ano que vem. Agora, só nos resta esperar.

via Steve Stroughton-Smith

Botão Voltar ao topo