Notícias

Futuros iPhones talvez possam tirar fotos e guardar impressão digital de ladrões

Uma das grandes preocupações de quem tem iPhone (principalmente no Brasil) é o medo dele ser roubado/furtado. A Apple até tenta reforçar a segurança, imponto o Bloqueio de Ativação, mas isso não impede que o aparelho seja desmontado e suas peças revendidas. Há quem pregue a adoção de uma senha para desligar o aparelho, mas como já analisamos aqui, este tipo de solução é inviável e não solucionaria o caso.

Uma recente patente mostra que a Apple continua pesquisando maneiras de aumentar a segurança, tirando uma foto de toda a pessoa não autorizada que tentar usar o seu Touch ID.

O conceito é simples: quando alguém tentar desbloquear a tela do iPhone (ou iPad) com a digital e esta não for registrada, as digitais seriam gravadas, junto com uma foto feita no momento da tentativa, pela câmera frontal do aparelho. Com isso, seria possível identificar o ladrão quando o aparelho é roubado. A patente também prevê a ativação do microfone, para gravação de sons e voz.

Patente

A ideia não é nova. Quem usa o jailbreak a mais tempo deve ter conhecido o iGotYa, um tweak que tira automaticamente uma foto da câmera frontal toda vez que alguém tenta realizar um desligamento forçado do iPhone. Um email então é enviado automaticamente para o proprietário do aparelho, com a localização exata e foto do possível meliante.

Claro que o simples registro de uma patente não significa que isso seja certeza de virar um produto real. Temos que esperar a Apple decidir se este tipo de coisa fará ou não parte de sua estratégia comercial algum dia.

via PatentlyApple

Botão Voltar ao topo