2012ARQUIVONotícias

Funcionários da fábrica brasileira de iPhones e iPads ameaçam entrar em greve

Falta de água, má alimentação e transporte precário: é disso que reclamam quase 2.500 funcionários da Foxconn, que ameaçam entrar em greve na semana que vem caso os dirigentes da fábrica não tomem uma providência para melhorar a situação.

Segundo o Jornal de Jundiaí, o Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí e Região informou que os trabalhadores decidiram dar prazo de 10 dias para que a Foxconn resolva todas as questões levantadas durante a assembleia realizada na última segunda-feira.

Conforme o Blog do iPhone averiguou em novembro passado, a Foxconn alugou galpões próximos da Rodovia Anhanguera para abrigarem as unidades de montagem de produtos da Apple (como o iPhone e o iPad) até que as obras de ampliação da fábrica principal sejam finalizadas. Estas unidades ficam distantes do restante da sede, o que obriga a disponibilização de transporte especial para os funcionários.

Recentemente a fábrica contratou mais de mil novos empregados, mas “esqueceu” de ampliar os recursos de transporte, o que causa excesso de lotação nos ônibus. Além disso, os funcionários reclamam também de falta de água que, segundo o sindicato, não era suficiente nem mesmo para fazer comida. A empresa, depois da reclamação, disponibilizou caminhões-pipa para sanar o problema, mas aí já era tarde demais.

A qualidade da comida também não é nada boa, afirmam alguns metalúrgicos, o que contribuiu para os protestos e decisão de greve. Se até o dia 3 de maio a empresa não der uma resposta satisfatória para as exigências, a greve será feita.

É bom que a Foxconn saiba que não pode aplicar no Brasil o mesmo comportamento que tem com os funcionários na China, pois além de leis que protegem nossos trabalhadores, também somos um povo habituado a ser respeitado como profissionais. Todos devemos apoiar a iniciativa dos funcionários para que condições mínimas de trabalho sejam respeitadas.

Afinal, ninguém quer no futuro abrir um iPad e perceber que alguém cuspiu nele por estar insatisfeito no trabalho. :P

via Jornal de Jundiaí

Botão Voltar ao topo