2011ARQUIVONotícias

Fábrica brasileira de iPads pode começar a produzir somente no ano que vem. Ou não.

Você era um dos que estava se segurando para comprar um iPad, na esperança que ele chegasse em nosso mercado mais barato por ter sido fabricado aqui? Pois sua espera pode demorar ainda mais. As negociações necessárias para que a Foxconn se estabeleça no país não andaram como sonhava o governo, e os planos de uma fábrica nacional podem realmente atrasar.

O ministro Aloízio Mercadante foi o que mais defendeu a instalação da fábrica no país, servindo praticamente como um porta-voz da Foxconn. Inclusive ele recentemente afirmou que a fábrica de Jundiaí estava pronta para começar a produção. Infelizmente, não é ele quem manda no mercado, que pode se mostrar bem mais imprevisível do que ele imaginava.

Ao que tudo indica, o BNDES não vai mesmo bancar os tais R$12 bilhões que a Foxconn disse que ia investir, e agora o projeto precisa de financiamento privado para seguir em frente. Isso fez um outro ministro, o do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Fernando Pimentel) a declarar que “vai levar pelo menos mais um ano até eles terminarem o projeto deles“, segundo o portal G1.

Mercadante rebateu a afirmação, dizendo que ainda acredita que o iPad será montado no país até o final do ano, mas pelo que parece, ele é o único a ainda acreditar nisso. Os principais problemas são falta de mão de obra especializada, fornecimento de energia e parceiros locais. O problema é que, no Brasil, ninguém tem cacife suficiente para ser parceiro de um projeto tão grande.

Infelizmente, as afirmações do ministro Pimentel parecem bem mais coerentes que as do Mercadante, e não é absurdo concluir que só veremos esta fábrica funcionando (se ela realmente sair do papel) no ano que vem.

Claro, com os segredos da Apple, nunca dá para saber o que está realmente se passando nos bastidores. Vai que tudo isso não passa apenas de um rumor falso para despistar do que realmente está vindo por aí? ;)

fonte: G1

Botão Voltar ao topo