Notícias

Aplicativo e-Titulo não permitirá atualizar cadastros no domingo de votação

Se você mora em uma cidade que terá segundo turno neste domingo e pretende usar o iPhone como título eleitoral, vai precisar baixar e confirmar o cadastro com antecedência.

O Tribunal Superior Eleitoral informou que o aplicativo bloqueará o uso para quem não tiver feito o cadastro até as 23h59 de sábado (28).

A iniciativa visa evitar um gigantesco número de acessos no dia da votação, que no primeiro turno provocou fortes instabilidades nos servidores do TSE.

No dia 15 de novembro, milhares de cidadãos ficaram impossibilitados de justificar ausência na votação por causa de constantes erros no aplicativo.

O presidente da corte, ministro Luís Roberto Barroso, inicialmente afirmou que a instabilidade tinha sido causada pelo fato de grande parte dos eleitores terem baixado e instalado o app somente no dia da eleição. Porém, vários acontecimentos causaram falhas, como um ataque hacker e a falta de testes prévios nos servidores, que eram novos.

Como o TSE não pode impedir outros ataques cibernéticos ou testar com mais tempo os servidores, a única saída foi fazer com que o uso seja minimizado no dia. Portanto, quem quiser utilizá-lo, terá que instalar até a noite de sábado, véspera da eleição.

Então, se for o seu caso, faça isso agora.

Botão Voltar ao topo