CuriosidadesHistória

A história do Gorilla Glass e o iPhone

Fizemos aqui recentemente um artigo sobre a criação de um vidro Gorilla Glass antibacteriano, que poderia ser implementado no próximo modelo de iPhone. E o que nos impressionou foi o número de pessoas que ficaram surpresas em saber que o iPhone usa esta marca desde seu primeiro modelo.

Ora, é graças ao iPhone que existe hoje o Gorilla Glass, usado em diversos celulares. Vamos contar para vocês um pouco de história. :)





A Corning, grande fabricante de vidros de Nova York, tinha desenvolvido em 1960 um processo de troca química para fabricar um tipo de vidro altamente resistente, no qual chamavam de Gorilla Glass. A troca de íons produzia uma camada de compressão na superfície do vidro, tornando-o um material de melhor qualidade. Porém, nunca houve um mercado para este tipo de vidro e a Corning decidiu parar de fabricá-lo e assim foi por muitos anos.

Um certo dia, quando Steve Jobs estava pesquisando sobre a colocação de vidro na tela do primeiro iPhone, um amigo seu lhe sugeriu procurar o presidente da Corning, Wendell Weeks, para ver se eles fabricariam o vidro que ele queria. Depois de saber que a empresa tinha esta invenção engavetada, Jobs insistiu que fosse retomada a produção para equipar o novo celular da Apple. Detalhe: isso tudo no prazo de 6 meses.

Weeks ficou perplexo ao ouvir isso, achando impossível o pedido. Além das dificuldades técnicas, a Apple nunca tinha feito um celular e o investimento todo poderia ser uma grande perda de tempo.

“Não temos capacidade. Nenhuma de nossas fábricas está fazendo o vidro agora.”

Óbvio que Jobs não aceitou um não como resposta e respondeu com um “Não tenha medo. Você consegue“.

iPhone original

A incrível capacidade de Jobs em convencer as pessoas a fazer algo que parece impossível funcionou mais uma vez e, seis meses depois, o iPhone era lançado, como sendo o primeiro celular a trazer o Gorilla Glass na sua tela.

“Produzimos um vidro que nunca tinha sido feito. A fábrica da Corning em Harrisburg, Kentucky, que fazia painéis de cristal líquido, foi convertida quase da noite para o dia para a produção de Gorilla Glass em tempo integral. Pusemos nossos melhores cientistas e engenheiros trabalhando nisso.”

Hoje, em seu escritório, Wendell Weeks possui na parede apenas uma mensagem de Steve Jobs, emoldurada, enviada no dia do lançamento do primeiro iPhone: “Não teríamos conseguido sem você“.

Weeks mesmo admite:

“O Jobs e a Apple nos fizeram melhorar.”

Portanto, a história do Gorilla Glass tem muito mais a ver com o iPhone do que muitos imaginam.

Você pode ler esta e outras ótimas histórias na biografia oficial de Steve Jobs. ;)

Fonte
Conteúdo original © Blog do iPhone
Botão Voltar ao topo