2012ARQUIVONotícias

Conceito mostra efeitos realistas de ‘virar a página’ em e-Books no iOS

Quando a Apple introduziu o aplicativo iBooks no lançamento do primeiro iPad, também nos apresentou uma forma bem realista e natural de virar a página de um livro digital, na qual os concorrentes tentam até hoje reproduzir, mas sem ainda obter a mesma fluidez. Porém, até o momento apenas livros no formato ePub possuem o efeito; nas obras em PDF (e até mesmo os novos iBooks interativos), não há este efeito visual, e a página apenas se desloca para o lado ao ser trocada.

Mas um grupo de pesquisadores criou um conceito de manipulação de páginas de livros digitais que se aproxima da experiência com livros reais de papel, usando um iPad para isso.

O KAIST Institute of Information Technology Convergence criou um novo conceito de virar as páginas de um livro, tornando a operação bem mais dinâmica e eficiente. Melhor do que tentar explicar em palavras, confira um vídeo demonstrando o protótipo de uso:

YouTube video

Mas é pouco provável que vejamos a ideia ser colocada em prática tão cedo. O pessoal do KAIST patenteou a ideia, que aparentemente só funciona no iOS, pois usa APIs privadas da Apple (o que é proibido nos Termos de Uso da App Store). Ou seja, só poderia ser usado no iPad, mas a Apple não aprova nenhum aplicativo do tipo, por usar códigos não autorizados.

A solução seria a Apple comprar a ideia (literalmente) e implementar nativamente no iBooks. Seria fantástico, não? :)

via MacRumors

Botão Voltar ao topo