Notícias

Apple muda áudio de comercial do iPhone 14 para não parecer racista

Quando lançou o iPhone 14 em um modelo maior, o Plus, a Apple divulgou um comercial usando como trilha sonora a canção “Biggest“, de Idris Elba. O nome tinha tudo a ver com a ideia de um aparelho maior que o iPhone normal, principalmente porque marcava o fim do modelo “mini”.

Anúncios

Porém, a coisa deu ruim.

O som da palavra “biggest” nesta música específica ficou muito similar a uma outra palavra que nos Estados Unidos é diretamente relacionada ao racismo. E isso criou um forte burburinho nas redes sociais.

A versão brasileira do comercial ainda não foi alterada, então você pode ouvir como era a música original:

Anúncios

Em grande parte da música, é repetida a frase “Biggest, biggest, biggest, biggest, biggest, biggest, biggest, biggest, biggest, bounce“. Nada de anormal, certo?

Porém, muitos acabam escutando a palavra nigger, que nos EUA é considerada tão agressiva que nem mesmo é pronunciada. É a famosa “N-word”, a palavra que nunca deve ser dita.

De fato, se você rever o comercial acima sabendo disso, verá que esta confusão realmente é fácil de acontecer.

O que mais chocou essas pessoas é ouvir este áudio (com uma suposta agressão) de uma empresa que sempre defendeu a luta contra preconceitos e a importância da diversidade.

Anúncios

Um exemplo dessa reação pode ser visto em uma transmissão ao vivo de um youtuber ao ouvir pela primeira vez o comercial.

A Apple ficou dois meses sem mudar o vídeo, mas aparentemente a coisa tomou uma proporção que fez com que ela alterasse o comercial, colocando apenas a parte instrumental da música.

Confira o vídeo alterado:

O YouTube permite alterar apenas o áudio de um vídeo já publicado, por isso a data de publicação dele continua inalterada.

Apesar da alteração, a Apple não emitiu nenhuma declaração oficial sobre o acontecido.

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo