Notícias

Apple se torna a marca que mais vende smartphones da China

Todos sabem que o mercado na China possui uma grande variedade de modelos de smartphones, dos mais diferentes preços e funcionalidades. Por essa razão, é bastante difícil uma marca não chinesa dominar o mercado de lá.

Mas a situação do mundo atualmente está tão estranha que, por incrível que pareça, o smartphone mais vendido no país em outubro foi justamente um dos mais caros do mundo, o iPhone.

E a escassez de peças é um dos fatores que explica isso.

Um relatório da empresa Counterpoint Research aponta que, durante outubro de 2021, as vendas do celular da Apple cresceram 46% na China, em relação ao mês anterior.

É um aumento impressionante em tão pouco tempo, tornando a maçã na maior fabricante de smartphones do país, atualmente. Para se ter uma base de comparação, o restante do mercado chinês de smartphones cresceu apenas 2% no mesmo período.

“A Apple poderia ter ganhado mais se não fosse pela escassez, especialmente para as versões Pro”, disse o diretor de pesquisa Tarun Pathak. “Mesmo assim, a Apple está gerenciando sua cadeia de suprimentos melhor do que outros OEMs.”

China vendas smartphone

Mas o que pode estar causando este crescimento tão acima da média?

Segundo analistas, há alguns fatores. Primeiro, o sucesso que o iPhone 13 está fazendo lá, principalmente com o fato dele ter chegado ao mercado chinês com preço menor que a geração anterior.

Outro ponto levantado por especialistas é o amadurecimento dos usuários do país, que começam a preferir aparelhos de última geração e melhor qualidade.

Além disso, a já conhecida escassez mundial de semicondutores está fazendo as cadeias de suprimento priorizarem dispositivos de ponta, que oferecem uma margem de lucro muito maior. Com isso, os modelos mais baratos ficam muito prejudicados.

Via
Apple Insider
Botão Voltar ao topo