Notícias

Novo iPod touch é o primeiro dispositivo da Apple a trazer conexão Bluetooth 4.1

A Apple não fez nenhum alarde para lançar sua nova linha de iPods, que geralmente contam com um evento especial para serem anunciados. E debaixo dessa discrição toda, uma novidade que ainda não existe em nenhum outro dispositivo da Maçã: a adoção do padrão Bluetooth 4.1.

Muito se falou do Bluetooth 4.1 em dezembro de 2013, quando o grupo regulador desta tecnologia (Bluetooth Special Interest Group) anunciou o novo padrão para o mundo. Depois disso, ninguém comentou mais nada sobre ele. De fato, ao escrever este artigo procuramos outros dispositivos que já tenham adotado a tecnologia, mas não conseguimos encontrar nenhum.

O Bluetooth 4.1 foi especialmente projetado para otimizar a conexão em dispositivos móveis, de forma mais estável e rápida. Confira abaixo as principais vantagens deste novo padrão:

Conexão inteligente

Esta versão tem a grande vantagem de não deixar o bluetooth o tempo todo conectado. Ele é capaz de perceber quando algum dispositivo pareado ficar fora do alcance, desligando automaticamente a conexão. Ele guarda as características da rede e, ao se aproximar novamente, a conexão é retomada de forma automática e rápida.

Economia de energia

Algo essencial em dispositivos móveis, a economia de energia em conexões será maior, justamente causada pela forma mais inteligente de se conectar, desligando o Bluetooth quando não é usado. Assim, você não precisa ficar se preocupando em ligar e desligar manualmente sempre quando vai usar, com medo da bateria acabar.

Conexão otimizada

Pacotes menores de dados aliados a uma maior quantidade de volume, fazem as conexões serem mais efetivas e rápidas entre os dispositivos.

—✣—

As vantagens são tão significantes para dispositivos móveis que é impressionante que a Apple tenha demorado tanto para adotá-la. Nem mesmo os dois últimos grandes produtos lançados pela Apple, o Apple Watch e o novo MacBook, possuem este padrão de conexão.

A notícia boa é que, na teoria, os atuais iPhones e iPads lançados com o Bluetooth 4.0 podem ser atualizados, via software, para o padrão 4.1. Resta saber se a Apple fará isso e, se fizer, se virá com o iOS 9 ou alguma outra atualização especial.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Botão Voltar ao topo