2011ARQUIVONotícias

Biografia autorizada de Steve Jobs pode ser lançada já em novembro (atualizado)

Inicialmente previsto para março de 2012, o lançamento da primeira biografia oficial de Steve Jobs deverá ser antecipado, acontecendo ainda este ano. Pelo menos é o que garante o site da Barnes&Noble, que já coloca em pré-venda o livro, com previsão de saída para 21 de novembro de 2011.

Inclusive, é engraçado de constatar que a B&N venderá a versão digital do livro com um preço mais barato ($14,99) que aquele praticado na iBookstore, a loja oficial da Apple.

O livro contará com 448 páginas e foi baseado em mais de 40 entrevistas com o próprio Jobs e diversos familiares, amigos, inimigos, adversários e competidores, durante 2 anos.

Apesar da capa já estar exposta nas respectivas lojas virtuais, eu aposto que não será esta. Ele será lançado em novembro nos Estados Unidos e não há previsão de quando será traduzido para o português.

via AllThingsD

ATUALIZAÇÃO (16/08 – 12h04):

A Companhia das Letras comunicou que será a responsável pela versão brasileira do livro. Eis o release oficial:

De Walter Isaacson, autor das famosas biografias de Benjamin Franklin e de Albert Einstein, esta é a biografia exclusiva de Steve Jobs, da Apple, escrita com sua plena cooperação.

O livro, baseado em mais de quarenta entrevistas com Jobs ao longo de dois anos ― e entrevistas com mais de cem familiares, amigos, colegas, adversários e concorrentes ―, narra a vida atribulada e fascinante do empresário extremamente inventivo e de personalidade forte e polêmica, cuja paixão pela perfeição e cuja energia indomável revolucionaram seis grandes indústrias: a computação pessoal, o cinema de animação, a música, a telefonia celular, a computação em tablet e a edição digital.

Numa época em que as sociedades de todo o mundo tentam construir uma economia da era digital, Jobs se destaca como o símbolo máximo da criatividade e da imaginação aplicada à prática.

Embora tenha cooperado com esta obra, Jobs não pediu nenhum tipo de controle sobre o conteúdo, nem mesmo o direito de lê-lo antes de ser publicado. Não estabeleceu nenhum limite: pelo contrário, incentivou seus conhecidos a falarem com franqueza. “Fiz muitas coisas que não acho louváveis, como ter engravidado minha namorada aos 23 anos de idade e a maneira como encaminhei a questão”, disse ele. “Mas não tenho nenhum segredo a esconder.”

Jobs fala com franqueza, e às vezes com brutalidade, sobre os companheiros de trabalho e os concorrentes. Da mesma forma, seus amigos, inimigos e colegas apresentam um painel com as paixões, os demônios, o perfeccionismo, os desejos, o talento artístico, as manias e a obsessão controladora que formaram sua atitude empresarial e os produtos inovadores que criou.

Jobs é capaz de levar à fúria e ao desespero quem está perto dele. Mas a personalidade e os produtos, assim como um hardware e um software da Apple, estão unidos num mesmo sistema integrado. Sua história é ao mesmo tempo uma lição e uma advertência, e ilustra a capacidade de inovação e de liderança, o caráter e os valores de um homem que ajudou a construir o futuro.

O livro tem lançamento mundial marcado para 21 de novembro, e será publicado no Brasil pela Companhia das Letras.

Walter Isaacson, diretor-geral do Instituto Aspen, foi presidente da CNN e editor da revista Time. É autor de Einstein: Sua vida, seu universo, Benjamin Franklin: An American Life, e de Kissinger: A Biography, e coautor, com Evan Thomas, de The Wise Men: Six Friends and the World They Made. Mora com a esposa em Washington, D.C.

Botão Voltar ao topo