2011ARQUIVONotícias

Site JailbreakMe.com é vendido (atualizado)

A Apple protegeu muito bem seus dispositivos, fazendo com que eles hoje sejam imunes a vírus e ataques maliciosos (como acontece com outras plataformas). Mas ao mesmo tempo, esta limitação excessiva tira um pouco a liberdade dos usuários mais descolados, que gostam de personalizar todo o aparelho. Por isso nasceu o jailbreak, que é o nome dado ao processo de destravar as amarras da Maçã e permitir instalar diversas funções que o sistema oficial não disponibiliza (como bloquear chamadas, por exemplo).

Mas esse “destravamento” é bastante arriscado se não forem feitos com métodos confiáveis, pois elimina a proteção de segurança da Apple, permitindo que alguém mal-intencionado possa instalar aplicativos maliciosos. Felizmente, existe um grupo de hackers que já provaram ser de confiança e possibilitam a realização de um jailbreak seguro, como o Dev-Team, o greenpoison e o comex (que agora trabalha para a Apple). Nestes, a comunidade confia.

O comex, aliás, é o criador do método de jailbreak mais fácil já criado até hoje, o JailbreakMe. Ele permitia, apenas acessando uma página de internet, destravar completamente o aparelho em segundos, podendo ser feito até mesmo durante uma viagem de avião.

O grande problema é que este domínio (jailbreakme.com) nunca foi dele e sim de um amigo que o emprestou. Este amigo aproveitou-se da fama criada pelo trabalho do comex e vendeu o site, por um valor ainda não divulgado. Ninguém agora sabe de quem é o site e muito menos o que será feito dele. Porém, quem comprou tem uma enorme arma nas mãos, podendo inclusive colocar links maliciosos esperando que usuários desavisados procurem o site para realizar o jailbreak.

Por isso, o aviso é geral: não usem mais o site jailbreakme.com. Um novo domínio, o jailbreaks.me, será usado na próxima vez que comex atualizar a ferramenta.

NOTA: vale lembrar a todos que os hackers que desenvolvem os mais famosos métodos de jailbreak são contra a pirataria de aplicativos, por acreditar que isso prejudica o desenvolvimento da comunidade iOS.

dica do Reinaldo Versuri, via MuscleNerd

ATUALIZAÇÃO:

Neste sábado, Saurik (ou Jay Freeman para os menos íntimos), criador do Cydia, disse que o novo JailbreakMe será hospedado em seus servidores, o que garante, segundo ele, que o processo seja de confiança. Saiba mais aqui.

Botão Voltar ao topo