Notícias

Apple reforma uma praça na Itália para implementar uma nova loja

A Apple tem dois tipos de lojas físicas: as mais discretas, que ficam geralmente em edifícios de rua ou em shoppings (as do Morumbi Shopping e VillageMall são dois exemplos), e as mais elaboradas, que chamam a atenção pelo projeto arquitetônico ou pelo lugar onde foram instaladas. Em Nova York há a da Quinta Avenida e a da estação Grand Central, em Barcelona tem a do Passeig de Gràcia, e por aí vai.

Agora, uma dessas será instalada em uma praça de Milão, que está sendo totalmente reformulada para abrigar a nova loja.

Diferente da noção de praça que temos em português (que são bastante arborizadas), na Itália piazza (ou piazze no plural) são espaços abertos entre os prédios, como um respiro dos edifícios de concreto das grandes cidades. Podem conter monumentos, fontes ou simplesmente abrigar mesas de bares e restaurantes.

No caso da Piazza Liberty, era apenas um espaço sem muitos atrativos, que agora será reformulado completamente por causa da loja.

A loja será subterrânea, onde ficava um tradicional cinema. Mas para a pequena piazza que fica sobre ela, a Apple propôs reformular o ambiente e torná-lo mais convivial, com duas gigantes paredes de água e uma escada em formato de anfiteatro em que poderão ocorrer projeções noturnas de filmes. Esta escada servirá também como uma das entradas da loja.

O projeto é imenso e demorou bastante para receber a aprovação de todos os órgãos reguladores. Ela fica na região central da cidade, próximo da catedral Duomo e da Galeria Vittorio Emanuele.

Claro que há os mais tradicionalistas que reclamam que o projeto irá alterar completamente a característica da piazza, da mesma forma dos que não queriam que uma pirâmide de vidro fosse colocada em frente ao Museu do Louvre, em Paris. Reclamam também do fechamento do tradicional cinema Apollo (local onde será instalada a loja), que há muito tempo já ia mal das pernas pela queda de público. Mas o fato é que isso irá revitalizar bastante o local, servindo até mesmo como ponto de encontro. E é justamente isso que a maçã quer que suas lojas se transformem, conforme seu atual plano de reformular as Apple Stores.

Quem assina o projeto é o escritório do arquiteto Norman Foster, que foi o mesmo que projetou o campus Apple Park.

A inauguração não tem data definida, mas a Apple já está acelerando as obras para tentar deixar tudo pronto antes do Natal. Será um belo ponto a se visitar para quem for conhecer Milão.

Botão Voltar ao topo