Notícias

Apple quer acabar com a polêmica dos Emoji amarelos do iOS 8.3

Emoji amarelos

No segundo beta do iOS 8.3, em fevereiro, a Apple quis fazer uma coisa legal e disponibilizar Emojis multirraciais, para não deixar nenhum povo de fora na hora de se comunicar. Com isso, os usuários poderão escolher a cor da pele que melhor se pareça com a sua própria, sem se prender ao padrão caucasiano/europeu. Mas, claro, já surgiu uma polêmica sobre isso. Os asiáticos acharam que o tom amarelo padrão do emoji default se referia a eles, acusando a Apple de preconceituosa e racista.

No quarto beta do iOS 8.3, liberado nesta terça, a Apple quer eliminar qualquer mal-entendido provocado com a mudança.

O problema é que o amarelo que os asiáticos acharam que era para eles, era somente um ícone genérico, com o amarelo padrão usado em smileys, sem ser associada a nenhuma raça. Para os asiáticos, a cor específica é mais branca, simbolizada no segundo rosto.

Beta 2 do iOS 8.3Emoji_amarelos2

Para evitar confusão, a Apple encontrou uma solução simples: ela tirou o cabelo preto do emoji genérico e colocou todo ele em amarelo. Como não existem pessoas completamente douradas/amarelas, ninguém irá se achar representado nele e, com isso, nem se sentirá ofendido ou discriminado. Ela também está separando bem o emoji genérico dos outros raciais, para deixar bem clara a diferença.

Beta 4 do iOS 8.3Emoji_amarelos3

Ela espera que, assim, mais uma polêmica chegue ao fim.

Dica do Cleiton Xavier
Conteúdo original © Blog do iPhone

Botão Voltar ao topo