AppleNotícias

Apple pretende ter editores humanos para escolher as notícias do novo app News

Uma das novidades do iOS 9 que foram anunciadas na semana passada durante a abertura da WWDC foi um aplicativo feito especialmente para apresentar notícias de interesse do usuário, em um formato muito bem apresentável, quase como uma revista digital. Não comentamos muito sobre isso porque, a princípio, o serviço só ficará disponível nos EUA, Reino Unido e Austrália e provavelmente nem aparecerá por enquanto para usuários que falam português.

Pois uma vaga de emprego sugere que a escolha das notícias será feita por uma equipe de pessoas e não de forma aleatória, como acontece hoje em dia com aplicativos de feeds.

Muitos sugeriram que o novo serviço da Apple era muito similar ao Flipboard, um agregador de notícias que usa feeds RSS para apresentar o conteúdo que é de interesse do usuário. O “problema” desta seleção automática pelo feed é que pode acontecer de você acabar lendo notícias repetidas quando vários sites resolvem falar do mesmo assunto (algo bem comum hoje em dia).

jobNews

Seguindo esta lógica, é até interessante saber que a Apple irá preparar uma equipe de editores que selecionarão manualmente as notícias, para que chegue mais qualidade às mãos dos usuários. Afinal, é isso que queremos, não?

O problema é que a teoria é linda, mas a prática ainda é duvidosa. Se formos analisar tudo isso com mais profundidade, na verdade teremos algo que pode ser perigoso. Como será esta escolha de notícias? Será que se alguém falar de jailbreak, a Apple irá deixar passar? E se for um review dizendo que um dispositivo da concorrência é melhor que o iPhone, será que esta informação aparecerá no app News?

São dúvidas genuínas e ao mesmo tempo preocupantes. Se é bem verdade que uma escolha manual de notícias pode melhorar e muito a qualidade de informação que recebemos, por outro lado ter um intermediário entre os usuários e os sites pode dar margem à censura de informação e um filtro que pode ser regulado segundo os interesses de quem controla isso.

É cedo ainda para afirmar qualquer coisa. Pode ser que esta equipe de editores seja apenas para preparar os canais especiais, que receberão um formato diferente, estilo revista digital, enquanto outros poderão ser visualizados sem filtros. A Apple mesmo já disse que está em contato com jornais, blogs e revistas para criar conteúdo especial para o seu aplicativo.

Newsapp2

Ninguém ainda sabe dos detalhes e teremos que esperar o serviço entrar no ar em setembro para sabermos melhor como irá funcionar.

Botão Voltar ao topo