Notícias

Apple libera antes do tempo na App Store um aplicativo do iOS 11

Durante a madrugada, a Apple deixou escapar uma das novidades que provavelmente veremos na apresentação de hoje: um aplicativo de gerenciamento de arquivos para o iPad. O app ficou no ar por alguns minutos e depois foi retirado às pressas, evidenciando que foi publicado antes do tempo.

O aplicativo chamado “Files” (não sabemos ainda qual nome ela escolherá para o português) não tinha nenhuma descrição ou imagem, e aparentemente era daqueles que fazem parte do sistema e podem ser apagados, ou seja, não tem como baixá-lo se não tiver instalado a versão apropriada do sistema.

Há muito tempo que os usuários clamam por um gerenciador de arquivos no iPad, no mesmo estilo que existe para computadores. Um lugar onde se possa centralizar arquivos de diversos aplicativos, possibilitando compartilhá-los mais rapidamente. A Apple tentou algo parecido com o iCloud Drive, mas o fato de obrigar a sincronização com a internet fez com que ele não fosse assim tão adotado pelos usuários para fazer este tipo de coisa (principalmente porque muitos não conseguem lidar com o pequeno espaço de 5GB gratuitos).

Outro spoiler que apareceu foi no aplicativo Feedback, presente nas versões beta do sistema. Nele, é possível ver uma nova opção no menu para relatar problemas, chamada de “Split View/Drag and Drop“. O Split View existe e permite dividirmos a tela do iPad em duas, para vermos dois apps ao mesmo tempo. Mas o Drag and Drop (arrastar e soltar) não existe no iOS 10 e não teria sentido estar ali a não ser que a Apple planeje introduzir a função no iOS 11.

Nós comentamos a função de arrastar e soltar alguns dias atrás, que permite transferir arquivos de uma janela para outra, apenas arrastando. Seria muito legal se a Apple finalmente adotasse isso, para deixar o iPad mais próximo de um computador.

Tudo isso são apenas pistas e precisamos ver se a Apple (que muda constantemente de ideia) vai realmente anunciar estas novidades ou não. A apresentação da abertura da WWDC acontece hoje e nós começaremos a transmitir aqui no blog a partir das 13h30. Não perca!

Botão Voltar ao topo