Notícias

Apple começará a disponibilizar livros didáticos também no Brasil

Livros interativos

Em janeiro de 2012, a Apple lançou o programa iBooks Author, que permitia a criação de livros interativos para o iPad. Na mesma época, ela começou a disponibilizar na iBookstore uma seção especial para livros didáticos, voltada para escolas e estudantes. O problema é que, por muito tempo, este tipo de destaque era limitado à loja norte americana.

Isto mudou a partir de hoje, conforme um comunicado da própria Apple.

Agora Brasil e mais 50 outros países começarão a disponibilizar uma área na loja de livros especialmente dedicada aos livros didáticos interativos. Estes livros feitos especialmente para iPads, são interativos e fáceis de ter seu conteúdo sempre atualizado.

Ainda não há livros didáticos em português e por isso o destaque para esta área ainda não está disponível. Mas você pode conferir alguns títulos em inglês, gratuitos, neste link.

iTunes U

A Apple também liberou para o nosso país o Gerenciador de cursos iTunes U, que permite que escolas, universidades e professores independentes publiquem cursos na iTunes U, a área da loja dedicada ao ensino. Estes cursos também possuem um formato interativo, possibilitando a integração de documentos e permitindo que os “alunos” façam deles verdadeiros cadernos de anotações.

iTunes U

Algumas instituições brasileiras de ensino já estavam se aventurando no iTunes U, mas agora o benefício será aberto para mais instituições, além de permitir que produções independentes sejam disponibilizadas. A única coisa que precisa é um Apple ID.

As incríveis ferramentas e conteúdo disponíveis para iPad fornecem aos professores novas formas de personalizar o aprendizado como jamais foi visto. Estamos ansiosos para ver como professores de outros países criarão seus novos planos de aula com livros didáticos interativos, aplicativos e conteúdo digital enriquecido.

E aí, que tal disponibilizar seu próprio curso? ;)

Botão Voltar ao topo