2012ARQUIVONotícias

[aperitivo iOS 6] Prévia dos Mapas da Apple ainda não cobrem o Brasil

Ontem a Apple finalmente apresentou seus tão esperados Mapas que ela pretende implementar no iOS 6, substituindo o atual aplicativo Mapas do Google. Tudo ainda está em versão de testes e ela ainda tem até outubro para melhorar os resultados, mas pelo que parece, o Brasil ainda não está mapeado no novo sistema.

O Blog do iPhone está tendo a oportunidade de testar a versão prévia do futuro iOS 6 e pode constatar que nem mesmo as principais cidades brasileiras (como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília) possuem mapas de ruas.

Mapas das ruas

Ao olhar a cidade de Brasília, por exemplo, não se vê uma rua sequer, como se o mapa tivesse sido feito antes da década de 60. E o estranho é que, entretanto, ele indica com precisão pontos geográficos, como lagos e parques. Apenas um vasto campo vazio é mostrado na versão padrão do mapa, diferentemente de quando se procura por cidades americanas ou europeias (como o exemplo abaixo).

Mas isso pode ser temporário, pois ao tentar traçar um itinerário, ele mostra placas com os nomes reais das ruas, traçando uma linha onde não existe rua no mapa. Isso pode indicar que as ruas já constam no banco de dados dos mapas, mas ainda não foram desenhados.

Mapas em 3D


San Francisco, Califórnia

Os mapas em 3D da Apple são bem legais, muito parecidos com a solução apresentada pelo Google na semana passada. Você tem a impressão que está sobrevoando a cidade, e pode ver os quatro lados dos prédios e construções. Mas como já prevíamos, a visualização em 3D ainda cobre poucas cidades dos Estados Unidos e deve demorar um pouco até vermos ela em nossas terras.

O que se vê na região do Brasil atualmente são fotos de satélite, inclinadas em 45º, exatamente como se vê no Google Earth. Isto não é nada comparado à experiência de visualizar a cidade de San Francisco, por exemplo, com os mapas realmente em 3D.


Brasília

Confira um vídeo que fizemos, com a comparação entre a visualização em uma cidade americana e uma brasileira:

YouTube video

Claro, como dito no início do texto, ainda estamos visualizando uma versão beta de testes e muita coisa ainda pode melhorar até a versão final. Mas é muito provável que este ano não vejamos grandes evoluções para o território brasileiro. A Apple está implementando um ótimo sistema de mapas, mas que irá ainda demorar para que tiremos proveito disso.

Será que o Google cobrirá o Brasil mais rápido que a Apple?

Conteúdo original © Blog do iPhone

Botão Voltar ao topo