2008ARQUIVO

Adobe afirma que Flash no iPhone é uma vontade, não uma confirmação

Depois das declarações do Chefe Executivo da Adobe Shantanu Narayen de que ela teria começado a trabalhar no desenvolvimento de uma versão do Flash Player exclusiva para o iPhone, muitos sites de notícias e blogs noticiaram a declaração como uma confirmação oficial da empresa.

Pois no fim do dia de ontem a Adobe divulgou uma posição oficial, dizendo que na realidade não é tão fácil assim portar o Flash para o telefone da Apple apenas com o SDK, devido às limitações impostas por esse último. Os termos da licença do kit de desenvolvimento não permitem a realização de plug-ins, apenas de aplicativos independentes, o que complica muito a aplicação do Flash no Safari Mobile e, consequentemente, a visualização de animações e vídeos em Flash em páginas internet. Um aplicativo Flash Player até poderia ser criado, mas seria independente do browser, servindo apenas para rodar arquivos SWF sozinhos.

Por tudo isso, uma futura implementação da tecnologia deverá obrigatoriamente passar por um acordo com a Apple, que parece não estar muito interessada no Flash no momento. Filipe Alvarenga, do Blog.Macmagazine fez uma ótima análise do porquê disso: o vídeo em Flash na web faz concorrência direta com o QuickTime da Apple, e esse poderia ser um dos motivos que ela não queira implementar a tecnologia da Adobe no aparelho móvel que mais cresce em acessos internet no mundo.

Botão Voltar ao topo