iPhone

Teste demonstra quanto tempo a tela OLED do iPhone X aguenta antes de sofrer um burn-in

O novo iPhone X foi o primeiro celular da Apple a adotar a tela OLED, que já é bastante usada por outras marcas. Ela é mais intensa nas cores e gasta menos energia, porém, como já comentamos aqui, possui um problema que é próprio da tecnologia usada: pode deixar marcas permanentes (o chamado burn-in) se uma imagem estática ficar muito tempo acesa na tela, com brilho intenso.

Um site resolveu testar quanto tempo leva até o problema realmente se concretizar.

De fato, quando comentamos aqui sobre o burn-in, muitos leitores ficaram receosos quanto ao problema, temendo que seus novos iPhones X pudessem sofrer também deste mal. Deixar a tela acesa deixa marcas? E se eu usar um navegador GPS em uma viagem de 4 horas? Assistir um filme pode manchar a tela?

Calma. O burn-in já é um problema conhecido e a Apple se preocupou com ele desde o princípio, tanto que dedicou uma página inteira em seu suporte apenas para falar disso. Tomar certos cuidados fazem com que as chances de isso acontecer fiquem bem pequenas, como por exemplo, sempre deixar ligado o brilho automático da tela, para que ele seja regulado conforme as condições do ambiente. Além disso, ajustar o repouso da tela para o menor tempo possível, para que a tela só seja usada quando realmente for necessário.

Para ligar o Brilho Automático no iOS 11, basta ir em
Ajustes > Geral > Acessibilidade > Adaptações de Tela.

Um site chinês resolveu testar qual o limite que a tela do iPhone X aguenta sem ficar com marcas, e precisou de 510 horas de tela constantemente acesa no brilho máximo para começar a ver algum sinal de burn-in.

Para isso, ele pegou também dois outros modelos para participar do teste: um Galaxy S7 Edge e um Galaxy Note 8. Vale lembrar que tanto a tela OLED do iPhone X quanto a dos Galaxys são feitas pela mesma empresa: Samsung Displays. Apesar disso, se notam diferenças significativas no comportamento de cada uma.

O teste consistiu em deixar acesa uma imagem colorida na tela, com brilho no máximo, durante o maior tempo possível.

Nas primeiras 90 horas (equivalente a mais de 3 dias e meio), nenhuma das telas mostrou nenhum sinal notável de marcas fixas, apesar do iPhone X começar a ficar um pouco amarelado e o S7 perder progressivamente a intensidade do brilho. Confira o vídeo:

YouTube video

Depois de 155 horas (6 dias e meio), o teste ainda não mostrou marcas da imagem fixas na tela do S7 Edge e do iPhone X, apesar de se perceber manchar coloridas nas bordas, efeito do burn-in.

Tela do Galaxy S7 Edge depois de 155 horas
Tela do iPhone X depois de 155 horas

O impressionante foi o Note 8, que teoricamente é o topo de linha da Samsung. Ele, no mesmo período, já começou a apresentar marcas da imagem na tela.

Tela do Galaxy Note 8 depois de 155 horas

O teste completo durou 510 horas (21 dias), tempo necessário para o iPhone X começar a apresentar algum sinal significativo de marcas fixas da imagem na tela.

O Note 8 ficou com marcas bem fortes, impossíveis de serem ignoradas. Eis um exemplo do uso da câmera para tirar uma foto:

Já no caso do iPhone X, as marcas são bem mais discretas, apesar de serem perceptíveis.

Já no S7 Edge o burn-in não deixou muitas marcas, mas provocou uma perda enorme de brilho na tela, prejudicando definitivamente o seu uso.

É impressionante perceber que, mesmo sendo o mesmo fabricante, as telas são diferentes de acordo com as especificações que recebem. A Apple possui tecnologias próprias de gerenciamento de cores e pixels na tela, passando para a Samsung apenas a tarefa de fabricá-la. O teste prova que a coreana realmente não fornece nada além de mão de obra, tendo a maçã todo o desenvolvimento do aparelho e de seus componentes.


É muito bom que este site teve coragem de fazer este teste por todos nós, mas lembramos que mesmo assim você deve ter o máximo de cuidado para que a tela do seu iPhone X dure o máximo possível. Evite deixar a tela acesa na mesma imagem por longos períodos e deixe sempre ativada a função de Brilho Automático.

E respondendo às perguntas no início deste artigo: usar o iPhone como navegador ou assistir um filme longo nele não prejudicam a tela, não se preocupe. A não ser que isso dure mais de um dia, mas não será o caso, certo? ;)

Fonte
Cetizen
Botão Voltar ao topo