iPhone 15

iPhone 15 Plus bate recorde em teste informal de bateria

Após o lançamento do iPhone 15 na última sexta-feira, os primeiros resultados dos testes de bateria estão começando a surgir.

Com a eficiência do chip A17 Pro de 3nm, havia uma grande expectativa em relação ao desempenho da bateria dos modelos iPhone 15 Pro e Pro Max. E de fato, eles são bem econômicos.

Porém, a surpresa ficou para o desempenho do iPhone 15 Plus, que usa um chip igual ao do Pro do ano passado, mas apresentou uma duração maior.

Os testes conduzidos pelo canal do YouTube Mrwhosetheboss revelaram que o iPhone 15 Pro Max superou todos os modelos anteriores em termos de duração da bateria.

No entanto, surpreendentemente, o iPhone 15 Plus conquistou o primeiro lugar, com mais de 13 horas de tempo de tela, estabelecendo um novo recorde de duração de bateria para a linha iPhone.

A Apple fornece informações sobre a duração da bateria em sua página de especificações técnicas, com base na reprodução contínua de áudio e vídeo.

De acordo com os dados da Apple, o iPhone 15 Pro Max lidera na reprodução de vídeo em streaming, com uma duração de 25 horas, em comparação com 20 horas para o iPhone 15 Pro e iPhone 15 Plus.

No entanto, na reprodução de áudio, o iPhone 15 Pro Max é classificado para 95 horas, enquanto o iPhone 15 Plus alcança impressionantes 100 horas.

Uso do dia a dia

O canal Mrwhosetheboss adota uma abordagem mais realista ao simular um padrão de uso diário, incluindo atividades que consomem mais bateria, como assistir a vídeos no TikTok, realizar videochamadas no Zoom, gravar vídeos com a câmera e jogar.

O teste consiste em manter a tela do telefone ligada até que a bateria seja totalmente esgotada.

Comparando com a geração anterior, o iPhone 15 demonstrou um desempenho superior, superando o iPhone 13 Pro Max.

Dos modelos da nova geração, o iPhone 15 Pro esgotou sua bateria primeiro, com uma duração de 9 horas e 20 minutos, enquanto o iPhone 15 durou mais meia hora, atingindo quase 10 horas de uso.

O iPhone 15 Pro Max liderou com folga, mantendo-se ativo por mais uma hora e meia, com uma duração total da bateria de 11 horas e 41 minutos.

Surpreendentemente, o iPhone 15 Plus quase igualou o desempenho do Max, registrando impressionantes 13 horas e 19 minutos no teste.

Confira o vídeo:

YouTube video

Por que o 15 Plus é melhor?

É de se questionar a razão do iPhone 15 Plus ter apresentado a melhor duração de bateria de todos.

Isso porque ele tem o mesmo tamanho e o mesmo chip do 14 Pro Max do ano passado. Então como ele consegue durar ainda mais?

A resposta nos dá clareza sobre as diferenças (e suas consequências) entre os modelos Pro e não-Pro.

As versões Pro trazem várias funcionalidades avançadas, mas que se revelam grandes consumidoras de energia. A tela com atualização de 120Hz, por exemplo, gasta bem mais energia do que a taxa de 60Hz dos iPhones normais.

As versões Pro também oferecem a Tela Sempre Ativa, que por mais que seja econômica, sempre gasta um pouco mais. Apesar de que no teste citado neste artigo, essa funcionalidade não chega a nem ser ativada.


É importante notar que os resultados obtidos nos testes de bateria podem variar com base nas condições reais de uso de cada usuário, e os números fornecidos pela Apple servem como um ponto de referência, mas podem não refletir o uso cotidiano do dispositivo.

Mas é impressionante de ver como a Apple conseguiu melhorar a autonomia do iPhone 15 Plus, que, devido ao seu tamanho e processador, teoricamente deveria render de forma similar ao iPhone 14 Pro Max do ano passado.

Botão Voltar ao topo