iPad

[dica] Saiba como enviar mensagens SMS pelo iPad 3G, sem jailbreak

Muitos preferem comprar o iPad WiFi + 3G (popularmente conhecido apenas como ‘3G’) com a intenção de poder usar internet em qualquer lugar que tenha sinal da operadora. Ele permite se conectar à rede de dados, mas por alguma razão desconhecida, a Apple não colocou um aplicativo para enviar e receber mensagens SMS (vulgo torpedo) como existe no iPhone.

Enquanto a Apple não conserta esta falta (quem sabe em um futuro iOS?), é possível enviar mensagens de uma maneira alternativa, através dos aplicativos internos do cartão SIM (vulgo chip). Veja como.

Algumas operadoras permitem o envio de SMS através dos Aplicativos SIM, que é um grupo de funções contidas no chip, acessíveis pelo app Ajustes. No Brasil, apenas TIM e Vivo possuem esta opção no momento. Infelizmente, como não há o aplicativo Mensagens, a dica serve apenas para enviar torpedos e não para recebê-los.

No iPad, escolha o menu Rede Celular > Aplicativos SIM. Selecione a opção referente aos torpedos/mensagens da sua operadora, tendo acesso à interface de mensagem. Acompanhe o processo em um vídeo feito pelo leitor Helizelton, que foi quem descobriu a dica:

Por questões óbvias, a versão Wi-Fi do tablet não pode enviar SMS, pois não possui cartão SIM. Lembre-se também de conferir com sua operadora os custos de envios de mensagens SMS, pois eles normalmente são cobrados à parte.

Um aplicativo de envio e recebimento de torpedos pode futuramente (se a Apple quiser) ser incluído no iOS para que o atual iPad (além do futuro iPad 2) possua a função. Vamos torcer para que ela pense com carinho nisso.

BÔNUS

Para quem precisa muito desta função no seu iPad 3G e não considera erroneamente que o jailbreak só serve para pirataria, pode instalar um ótimo aplicativo do Cydia chamado SwirlySMS, que permite o envio e recebimento normal de mensagens no tablet. Confira o vídeo do nosso colega William Marchiori, da Macworld Brasil:

 

Leia mais sobre:

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar