iOS

Recurso de tradução no Safari do iOS 14 não está, a princípio, disponível no Brasil

É possível realizar uma tradução no Safari de sites em outras línguas, de forma nativa no iOS 14.


Uma das novidades do iOS 14 destacadas pela Apple na abertura da WWDC foi a nova funcionalidade de tradução de sites incorporada direto no Safari do iPhone e iPad.

Mas se você mora fora dos Estados Unidos, não fique feliz tão rapidamente, porque pode demorar um pouco mais para ter acesso a esta função.

O recurso de tradução de sites é muito similar ao que já fazem alguns outros plugins (como o do Bling), com a diferença que virá como uma opção nativa do Safari. Com isso, no momento que estiver visitando um site em outro idioma, haverá uma opção para traduzir para a mesma língua do sistema.

Tradução no Safari

No princípio, apenas 7 idiomas serão suportados: inglês, espanhol, chinês, francês, alemão, russo e… português do Brasil.

Pois é, nossa língua foi agraciada, o que é surpreendente em se tratando de uma primeira versão. Porééém… (tinha que ter um) …o recurso de tradução no Safari não estará disponível nem em nosso país, nem em nenhum outro que fale português. Pelo menos por enquanto.

Poderia até ser algo relacionado à versão beta (em que sabemos que nada é definitivo até a versão final). Porém, no site da Apple ela deixa bem claro que o recurso por enquanto ficará disponível apenas para quem mora nos Estados Unidos e Canadá.

Em nossos testes com o primeiro beta do iOS 14, não encontramos o tão comentado recurso, nem mesmo mudando o idioma do sistema. Ele só foi realmente aparecer em nosso Safari quando mudamos temporariamente nos Ajustes a região para os Estados Unidos.

Tradução no Safari

É uma gambiarra, mas convenhamos, ficar com o sistema configurado em outra região tem os seus problemas. Formato de datas, horários, números e até moeda, o que faz nem todos se sentirem confortáveis com isso. Então, o melhor mesmo é aguardar o recurso ficar disponível em nosso país, de forma oficial.

Botão Voltar ao topo