AplicativosiOS

Depois de flagrado pelo iOS 14, TikTok vai parar de espiar informações do usuário

Um dos recursos incluídos no iOS 14 é o de avisar sempre quando um aplicativo espia o que o usuário guardou na área de transferência (clipboard) do sistema.

E graças ao beta que já está sendo testado por diversos desenvolvedores é que o popular aplicativo TikTok foi flagrado acessando exageradamente esta área do sistema, sem explicar por que.

Isso repercutiu tanto que a empresa desenvolvedora do app esclareceu que já está preparando uma atualização do TikTok que não fará mais isso.

O TikTok não é santo. Em março deste ano dois desenvolvedores já tinham percebido que o app de vídeos acessava continuamente a área em que o usuário copiava informações, sem nenhum motivo aparente. E o TikTok disse, na época, algo do tipo “ops, foi mal, desculpa aí, nós vamos mudar isso na próxima atualização”. Junho chegou e nada disso mudar.

Agora, com o novo recurso do iOS 14, ficou quase impossível esconder do grande público a questionável atitude, o que obriga a empresa a finalmente mudar seu comportamento.

Eles alegam que faziam isso como um controle anti-SPAM. Mas…

O recurso implementado pelo iOS 14 pode parecer frescura, mas na verdade é bem importante. A todo momento copiamos e colamos informações de um app para outro, incluindo senhas, logins e até fotos pessoais. Quando essas informações caem em mãos de terceiros, sem consentimento, perde-se o controle de como elas podem ser usadas.

É um recurso novo do iOS que na prática irá fazer muitos serviços que usamos nos controlarem cada vez menos.

Via
Engadget
Fonte
Telegraph
Botão Voltar ao topo