iOS

Veja nossas primeiras imagens do beta do iOS 13 em português

Depois de tanta espera, finalmente conhecemos detalhes concretos da próxima atualização do sistema do iPhone. Já sabemos que o iPad receberá uma atualização diferente, com outras novidades (e que falaremos delas mais tarde).

Enquanto ainda preparamos uma lista completa com todas as novidades (como tradicionalmente fazemos aqui), confira algumas imagens preliminares, com as principais mudanças que o iOS 13 trará para o iPhone e iPod touch.





Antes de tudo, caso você queira saber se seu iPhone atual é ou não compatível, confira este outro artigo:

Por ser a primeira versão do beta, é normal algumas partes ainda não estarem traduzidas para o português.


Modo Escuro

O chamado dark mode (leia mais sobre ele aqui) deixa toda a interface que for compatível com a função, com fundo preto e letras brancas. Isso é ótimo para ler no escuro à noite, ou então para quem gosta de um visual mais gótico.

O modo escuro é opcional, ou seja, não vem por padrão no sistema. É o usuário quem escolhe ativá-lo ou não, no menu “Tela e Brilho” dos Ajustes.

Após este ajuste, todos os aplicativos compatíveis ficarão com fundo escuro. Aqueles que não forem adaptados ao novo sistema, ficarão no modo normal.

Menu de compartilhamento

Quando você for compartilhar um screenshot ou então uma foto do álbum, aparece no iOS 13 atalhos para seus contatos mais frequentes, assim você não precisa ficar digitando.

Além disso, aparece também um menu bem mais claro e intuitivo, com opções para imprimir, salvar nos Arquivos ou até criar um mostrador para o Apple Watch. Antes, estas opções ficavam misturadas nos botões.

Ferramentas de marcação

Para marcar fotos e imagens, o menu agora é mais ilustrativo, lembrando um pouco os tempos do skeumorfismo.

Nome e foto no iMessage

No novo sistema, você poderá escolher a própria foto e nome que aparecerá no iPhone do outro contato. É praticamente o que o WhatsApp já faz: quando você adiciona um novo contato, já aparece a foto escolhida pela pessoa.

Teclado Swipe

O velho teclado Swipe (que permite escrever palavras arrastando o dedo pelo teclado) agora será uma função nativa do iOS, sem precisar instalar teclados externos.

CarPlay

O CarPlay no iOS 13 receberá um “modo Claro”, indo na contra-mão da tendência do novo sistema. O visual que sempre foi escuro, poderá ficar claro se o usuário quiser. Basta selecionar a aparência em “Automático” e aí de dia ficará com fundo claro, e a noite no modo escuro.

Limite de download de apps

Outro dia falamos aqui que a Apple passou a aceitar downloads de aplicativos pela rede celular de até 200MB. Pois no iOS 13, esta limitação (que muitos não gostam) será opcional e poderá ser desligada nos Ajustes.

Safari com mais opções

O Safari no iPhone ganhou um menu ao lado da barra de endereços. Nele, é possível mudar o tamanho da letra na página, ocultar a barra de ferramentas, solicitar a versão para computador do site (antes isso era bem escondido), desativar bloqueadores e acesso a ajustes do site, para que você determine como quer que todas estas opções se comportem quando você acessa determinado site.


Claro que há muito mais novidades ainda para mostrar, mas faremos em breve artigos específicos contando cada novidade, para que você fique por dentro de tudo o que o novo iOS 13 trará.

Para mais artigos sobre o novo sistema, confira este link.

Botão Voltar ao topo