iOS

O iOS 9.3 permitirá que iPhones empresariais tenham uma tela de apps pré-definida

É bem comum empresas fornecerem aos seus empregados iPhones como material de trabalho. A Apple sempre deu um controle bem grande às equipes de TI para configurarem como quiserem os aparelhos empresariais, e no iOS 9.3 este controle será ainda maior. Será possível fixar aplicativos na tela do iPhone, que não poderão ser movidos ou apagados.

Este controle que as empresas têm sobre os dispositivos que fornecem aos funcionários se chama MDM (Mobile Device Management) e serve para configurar senhas, restrições, redes VPN e vários outros ajustes. Isso é importante porque evita que o usuário deixe o aparelho sem senha de bloqueio, por exemplo, comprometendo assim os dados da empresa contidos no dispositivo.

Com o iOS 9.3 esse controle aumentará ainda mais: será possível determinar o layout que os aplicativos e pastas terão na tela, inclusive escondendo apps nativos, caso a equipe de TI deseje. Neste caso, o funcionário não conseguirá mudar os aplicativos de lugar, nem guardá-los em pastas.

É interessante notar que este próximo iOS 9.3 (esperado para março) trará funções há muito tempo solicitadas pelos usuários, mas que por enquanto ficarão limitadas a grupos específicos. A possibilidade de Perfis de Usuário no iPad (exclusivo para escolas) permitirá que diversos alunos usem o mesmo dispositivo, cada um com seus dados. E agora a possibilidade de esconder aplicativos nativos, que por enquanto será reservada apenas para perfis empresariais.

Como já dissemos aqui, isso pode ser um “ensaio” para novidades que virão para todos no próximo iOS 10, que deverá ser apresentado a todos no início de junho, na WWDC.

via Stroughton-Smith

Botão Voltar ao topo