CuriosidadesiOS

Vídeo mostra a diferença de velocidade de diferentes versões do iOS em um iPhone 4S

Donos de dispositivos mais antigos já sabem: cada ano, novas versões do iOS podem deixar o aparelho mais lento. Apesar da Apple permitir que o iOS 9 seja instalado no iPhone 4S (e isso a princípio é algo que muita gente aprecia, pois adiciona novas funcionalidades), novos sistemas acabam diminuindo a performance do aparelho de uma forma geral.

E isso pode ser constatado em um vídeo, que coloca 5 gerações do iOS lado a lado rodando em vários iPhones 4S.

Confira:

YouTube video

De forma geral, o iOS 6 é o que acaba rodando de forma mais fluida que as outras versões. O curioso é que ele foi o último que trazia o skeumorphismo, que é o uso de gráficos sofisticados que tentam passar a ideia de objetos reais. Quando Jony Ive assumiu a área de software da empresa (com o iOS 7), ele adotou o design flat, com o argumento que isso tornaria o sistema mais leve e dinâmico. Aparentemente isso não se mostra verdadeiro no iPhone 4S.

Claro que os dispositivos atuais possuem processadores e arquitetura mais modernos e a mesma experiência resultaria em um resultado diferente, caso fosse possível instalar versões antigas nos modelos mais novos (e não é). Mas realizar este teste em um 4S demonstra que um sistema não é feito apenas de estética e visual (especialidade de Jony Ive), mas também de muita otimização em termos de código e programação. O saudoso iOS 6 (que alguns consideram o melhor iOS já feito até hoje) foi o último sob a supervisão de Scott Forstall, o pai do sistema do iPhone.

via EveryApplePro

Botão Voltar ao topo