iOS

Veja as pequenas mudanças que trouxe o 5º beta do iOS 13

Conforme a versão beta vai ficando mais madura, é normal vermos que as novidades vão dando lugar a ajustes e refinamentos.

Por esta razão, a versão desta semana veio com mudanças pequenas (muitas delas estéticas), aprimorando o que está em desenvolvimento.





Conserto de bugs e traduções

São duas as coisas que sempre esperamos ver em versões betas: bugs, e conserto de bugs. Nesta quinta versão, felizmente há mais exemplos do segundo caso. O problema no aplicativo do Itaú Pessoa Física, que fechava caso o usuário habilitasse o registro das informações de conexão foi resolvido e agora funciona normalmente.

Também há mais partes do sistema traduzidas para o português.

Novas medalhas de atividade

Foram incluídas medalhas de Atividade para quem completa 1.250, 1.500, 1750 e 2.000 metas de movimento (círculo vermelho). A máxima medalha anterior (1.000 Metas de Movimento) já tinha se tornado defasada para os usuários que possuem o Watch há mais tempo e que já tinham completado a missão.

Tamanho dos ícones no iPadOS

Quando a Apple lançou o primeiro beta do iPadOS, uma das primeiras coisas que se percebia para quem tem iPads com tela de 9,7 polegadas é que os ícones dos aplicativos ficaram bem pequenos, até mesmo para abrir espaço ao novo painel de widgets na tela de Início.

Na tela maior do iPad Pro provavelmente não é um problema, mas nas telas menores os ícones acabaram ficando bem pequenos, dificultando principalmente para pessoas de mais idade.

tela de ícones do iPad

No 5º beta a Apple incluiu felizmente a opção de deixar os ícones no tamanho que eram, diretamente nos Ajustes.

Mais níveis de volume

Uma das novidades do iOS 13 será a interface de mudança de volume, que não ficará mais gigante no meio da tela. E no quinto beta o ajuste fica ainda mais preciso, com a adição de mais níveis de volume. Agora são 34 toques entre o volume máximo e o mudo.

Discrição nas atualizações automáticas de apps

Outro detalhe que trouxe o beta 5 foi para quem ativa a atualização automática de aplicativos. Estes usuários não verão mais a bolinha vermelha sobre o ícone da App Store, quando houver apps para serem atualizados.

Isso faz sentido, visto que muitos de nós tem certo tipo de TOC ao saber que tem apps para atualizar, e a função de atualizações automáticas serve justamente para o usuário não ter este tipo de preocupação.

Mudanças gráficas

Como sempre acontece, algumas mudanças gráficas na interface vão surgindo com o desenrolar dos betas, até chegar à versão final. Não dá para saber quando é o visual definitivo ou se sofrerá outras alterações no futuro.

O visual do menu de compartilhamento mudou novamente, com contraste maior.

O tamanho do ícone da rede celular (4G, 3G, etc) ficou levemente maior nesse beta. Mas muita gente nem irá perceber.


Pode-se dizer que o 5º beta para desenvolvedores (4º para o beta público) está na metade do seu caminho até o lançamento, visto que em média a Apple costuma lançar umas 10 versões de testes antes de liberar as grandes atualizações.

O iOS 13 atualmente está em fase de testes e deverá ser liberado ao grande público apenas em setembro. Para saber mais sobre as novidades do novo sistema, acompanhe nossa cobertura neste link.

Botão Voltar ao topo