iOS

iOS 13.4 irá transformar o iPhone em uma chave de carro

A Apple quer permitir que o iPhone possa virar uma chave de carro capaz de abrir portas e dar partida no veículo, apenas com a aproximação.

Pelo menos é o que apontam os códigos do iOS 13.4, que atualmente está em fase beta.






O novo sistema traz uma nova API chamada de CarKey, que permitirá usar o iPhone e o Apple Watch para ligar, desligar e destravar as portas de um carro compatível.

Isso será possível através da tecnologia NFC, que nos dispositivos da Apple é algo bem restrito. O Android já permite que alguns carros BMW possam fazer isso usando a tecnologia de aproximação, mas o fato da plataforma ser aberta demais também deixa o risco disso ser explorado por mentes não tão bem intencionadas.

A Apple quer oferecer às montadoras uma opção prática, mas que traz toda a camada de segurança dos dispositivos da maçã. O NFC do iPhone costuma ter autenticação biométrica relacionada ao chip interno de segurança, o que impede que outras pessoas que roubem o celular possam ter também acesso ao carro.

Compartilhamento da “chave”

Essa habilidade de abrir o seu carro poderá ser compartilhada com familiares ou amigos que usam o mesmo veículo. E essa permissão será enviada via iMessage, habilitando assim um outro aparelho.

Haverá dois tipos de permissão: uma permanente (para pessoas da mesma família que usam o carro) e outra temporária (para manobristas, por exemplo, colocarem o carro no estacionamento).

Homem aproximando um celular à maçaneta de um carro

Os detalhes ainda são poucos, porque é uma função que a Apple ainda nem anunciou publicamente. Ela está sendo testada na versão beta e será compatível, obviamente, somente com veículos que possuam tecnologia embarcada para permitir isso.

Não há uma data oficial para a liberação pública do iOS 13.4, mas acredita-se que possa ser lançado no final de março.

Botão Voltar ao topo