A Apple anunciou um grande avanço na quebra de barreiras linguísticas [no iPhone] com o novo recurso de Tradução Ao Vivo no iOS 26, revelado durante a WWDC 2025.
Alimentado pelos modelos de IA embarcados no próprio dispositivo, o recurso leva traduções em tempo real para várias áreas do sistema.
Tradução em tempo real em apps de comunicação
Com a Tradução Ao Vivo, será possível escrever mensagens em um idioma e vê-las traduzidas automaticamente enquanto você digita no iMessage.
Da mesma forma, mensagens recebidas em outro idioma poderão ser traduzidas instantaneamente, sem precisar copiar o texto para outro app.
A funcionalidade também estará integrada ao FaceTime e ligações telefônicas, permitindo conversas com tradução simultânea — mesmo quando o interlocutor não estiver usando um iPhone.
Funciona com apps de terceiros
Para ampliar a adoção, a Apple anunciou também uma API de Tradução para Chamadas, permitindo que desenvolvedores integrem o recurso em aplicativos de terceiros, como apps de atendimento ao cliente ou plataformas de conferência.
Tradução Ao Vivo em outras áreas do sistema
Além dos apps de comunicação, a tradução em tempo real será incorporada a outros serviços do sistema ainda este ano.
O Apple Music, por exemplo, passará a exibir traduções ao vivo das letras e ajudará os usuários a aprenderem a pronúncia correta de palavras estrangeiras — uma ótima notícia para quem estuda idiomas com música.