iOS 18

No iOS 18, Apple irá permitir maior integração do iMessage com outras plataformas

A Apple surpreendeu nesta quinta (16) ao anunciar sua decisão de adotar no final de 2024 o padrão de mensagens Rich Communication Services (RCS).

Previsto para ser implementado por meio de uma atualização do iOS 18 no próximo ano, esse movimento permitirá a incorporação de recursos semelhantes aos do iMessage em mensagens trocadas entre usuários de iPhone e Android.

A mudança estratégica da Apple ocorre em meio a pressões regulatórias e competitivas, especialmente vindo de concorrentes como Google e Samsung.

O RCS, que amadureceu ao longo do tempo, oferece recursos como confirmação de leitura, indicadores de digitação, compartilhamento de imagens e vídeos em alta qualidade, além da possibilidade de compartilhar a localização em conversas de texto.

Basicamente, é tudo o que você já está acostumado em mensageiros como WhatsApp e tantos outros, com a diferença que este é um padrão que poderá ser usado entre plataformas.

Notavelmente, o RCS pode operar tanto por meio de dados móveis quanto por Wi-Fi. É possível que com este “aval” na Apple, as operadoras adotem este protocolo para finalmente substituir o defasado e inseguro SMS.

A Apple esclarece que o iMessage continuará sendo a plataforma principal para a comunicação entre usuários de iPhone, destacando sua segurança e privacidade aprimoradas, incluindo a criptografia de ponta a ponta.

Ao contrário de uma abertura do iMessage para outras plataformas, a Apple escolheu integrar o RCS separadamente, substituindo o SMS e o MMS.

No entanto, a empresa assegura que o SMS e o MMS permanecerão disponíveis como opções alternativas quando necessário.

A Apple também expressa a intenção de colaborar com membros da GSMA para aprimorar o protocolo RCS, focando especialmente na melhoria da segurança e criptografia das mensagens.

Em comparação com o RCS, a Apple destaca que o iMessage oferece um nível superior de segurança, sendo totalmente criptografado de ponta a ponta, enquanto o RCS ainda não suporta um padrão de criptografia tão robusto.

A decisão da Apple representa uma mudança significativa em sua abordagem, saindo de uma postura de resistência para se alinhar com as evoluções do setor e possíveis desafios regulatórios, como o Digital Markets Act na União Europeia.

O suporte ao RCS eliminará as limitações do SMS e do MMS nas conversas entre usuários de iPhone e Android, proporcionando uma experiência mais rica e uniforme, embora a disponibilidade possa variar entre as operadoras, que podem ainda barrar a tecnologia caso decidam não adotar o RCS.

Botão Voltar ao topo