iOS

iOS 16.3 melhora a autonomia da bateria do iPhone, segundo teste

Quando uma nova versão do iOS é lançada, uma das dúvidas mais comuns entre os usuários é a respeito da duração da bateria. Será que melhorou? Piorou?

Pois segundo um recente teste, o iOS 16.3 pode ter melhorado a autonomia dos modelos de iPhone compatíveis com o sistema, em relação às versões anteriores.

Confira agora alguns detalhes sobre o teste.

Avaliando vários iPhones ao mesmo tempo

O canal iAppleBytes tem uma metodologia de teste que coloca todos os modelos lado a lado, com o mesmo nível de iluminação de tela e com 100% de bateria carregada.

Em todos eles é usado um aplicativo para realizar testes na bateria, chamado Geekbench.

No final, é possível ver quanto tempo cada aparelho se mantém antes de desligar sozinho por falta de energia.

Foram testados os seguintes modelos:

  • iPhone 13
  • iPhone 12
  • iPhone 11
  • iPhone SE 2
  • iPhone XR
  • iPhone 8

Com todos os dispositivos rodando o iOS 16.3, foi possível avaliar a duração de cada um, e os resultados se mostraram os melhores desde o ano passado.

Você poderá conferir a íntegra do vídeo no final deste artigo.

Mas há alguns pontos a serem considerados nesse teste.

Fatores a serem levados em conta

Em todo teste desse tipo (ou seja, amador), é preciso levar alguns pontos em consideração.

Primeiro, que as baterias tem um desgaste natural conforme o uso que se faz delas. O iPhone 8 usado, por exemplo, tem a capacidade máxima de sua bateria em 95%. A do SE é de 86%. Então os números apresentados no vídeo podem ser diferentes se o teste for feito em aparelhos diferentes.

Apesar disso, constatou-se uma melhora na autonomia com o iOS 16.3 mesmo neste modelo. Então, independente da saúde da bateria, o novo sistema parece se comportar melhor, pelo menos segundo esse teste.

Outro fator a ser apontado é que não foi usado o iPhone 14. Talvez porque o autor quisesse comparar a autonomia com versões anteriores, e o iPhone 14 só aceita o iOS 16.

YouTube video

Botão Voltar ao topo