iOS

No iOS 15, a Apple quer substituir as senhas por chaves protegidas por Face ID e Touch ID

Estamos em uma era em que as senhas protegem praticamente toda a nossa vida online. São elas que nos dão acesso à nossa conta de banco, nossos e-mails, redes sociais e tudo o mais que rege nossa vida moderna.

Mas por mais que a tecnologia evolua, parece que nenhuma melhoria é suficiente para impedir que estas senhas caiam em mãos erradas e permitam que terceiros acessem nossos dados sem autorização.

Por esse motivo, a Apple (assim como muitas outras empresas) vem trabalhando em novas maneiras de ir além da senha.

Esse foi um dos assuntos abordados em uma das conferências da WWDC deste ano, mostrando o que a maçã irá propor a partir do iOS 15.



Segundo o vídeo, os três principais problemas com as senhas atuais são:

  • Segredos são difíceis de proteger
  • O phishing (roubo de dados enganando o usuário por e-mail ou mensagem) está cada vez mais comum
  • Muita gente ainda usa senhas fracas ou repetidas

Então, o ideal seria criar uma maneira de proteger contas sem o uso de senhas.

Garrett Davidson é um engenheiro da Apple e foi o anfitrião da sessão detalhando um dos muitos novos empreendimentos focados em segurança da Apple com o iOS 15 (e suas outras plataformas). O novo recurso neste caso é chamado de passkeys (“chaves de acesso”) e estará disponível no iOS 15, iPadOS 15 e macOS 12 Monterey.

Com as chaves de acesso no iCloud Keychain, o recurso irá gerar automaticamente uma nova credencial, que é a chave de acesso. Isso é armazenado no iCloud e acessível por meio de um prompt de login com um único toque. Essa chave de acesso é gerada em vez de uma senha e é feita durante a criação da conta.

É como se o aparelho (iPhone, iPad ou Mac) se tornasse o autenticador que validasse a identidade, como um certificado digital ou os aplicativos autenticadores que já comentamos aqui no BDI.

A adoção por parte do usuário final é o fato de que ele efetivamente não estará criando uma senha para um login em um serviço, site ou aplicativo.

De acordo com a introdução da sessão do desenvolvedor:

Apesar de sua prevalência, as senhas inerentemente apresentam desafios que as tornam inadequadas para proteger as contas online de alguém. Saiba mais sobre os desafios que as senhas representam para a segurança moderna e como ir além delas. Explore a próxima fronteira em segurança de conta com credenciais baseadas em chave pública protegidas por design que usam o padrão de autenticação da Web. Descubra nesta amostra de tecnologia como a Apple está abordando esse padrão no iOS 15 e macOS Monterey.

A boa notícia é que os desenvolvedores poderão incorporar essa ferramenta em seus aplicativos e sites.

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo