iOS

iOS 13 irá revitalizar o esquecido Controle por Voz no iPhone

Há exatos 10 anos, uma das novidades que trazia o iPhone 3GS era um recurso que permitia ditar comandos vocais ao celular e executar pequenas tarefas. O que impressionava era o reconhecimento da voz pelo sistema, que não usava nem mesmo a internet para isso. O BDI foi o primeiro site brasileiro na época a mostrar a função em português.

O tempo foi passando e dois anos depois chegou a Siri, quase que aposentando compulsoriamente o Controle por Voz, que era bem mais limitado. A função continuou no sistema, mas praticamente esquecida.

No iOS 13, a Apple quer trazer a funcionalidade de volta, dando bem mais poderes à ela e facilitando a vida de quem possui limitações físicas para operar o dispositivo.





A grande vantagem em relação à Siri é que o Controle por Voz não precisa de uma conexão internet para funcionar; toda a base de comandos está incorporada ao sistema.

Além disso, o objetivo é criar ações locais no próprio aparelho, através do reconhecimento da fala. Assim, uma pessoa poderia escrever textos, corrigir palavras, enviar mensagens, apertar botões e selecionar menus apenas conversando com o aparelho, sem precisar tocá-lo com os dedos.

E os comandos serão mais poderosos. Será possível pedir para o sistema aplicar o 3D touch em alguma parte da tela, por exemplo, ou segurar com um “toque longo” algum ícone. Tudo com a voz.

A Apple fez um vídeo curto, demonstrando a praticidade da função:

YouTube video

Como se percebe, a função estará disponível não apenas no iOS, mas também no iPadOS e no macOS.

Diferentemente da primeira versão do Controle por Voz, neste de agora não será necessário apertar nenhum botão. O microfone permanecerá sempre ativo, escutando os comandos do usuário. Claro que isso tem um preço na duração da bateria, que será consumida mais rapidamente.

Nos primeiros betas durante a fase de desenvolvimento do iOS 13, a função está disponível exclusivamente para o idioma inglês. Porém, visto que a Apple publicou um vídeo legendado em seu canal brasileiro do YouTube, acredita-se que até a versão final a nossa língua seja incluída no Controle por Voz e também possamos comandar nossos dispositivos pela fala.

Botão Voltar ao topo