iOS

Função Buscar Meu iPhone funciona off-line no iOS 13

Desde que a Apple anunciou o Buscar Meu iPhone, a funcionalidade tem criado histórias bem curiosas que de tempos em tempos são publicados por jornais e sites de notícias. Afinal, se tornou a maneira mais conhecida de se buscar um iPhone perdido ou roubado, através do GPS.

Porém, ele tem uma “pequena” limitação: o aparelho só consegue enviar a sua localização se estiver conectado na internet. O GPS até funciona independente disso, mas se os dados não tiverem como sair do aparelho, o proprietário nunca conseguirá saber onde ele está, e é por isso que a primeira coisa que os ladrões fazem logo após o roubo é retirar o chip do iPhone para que ele não se conecte.

O iOS 13 traz um Buscar iPhone todo reformulado, que promete funcionar até mesmo sem conexão internet.





Como já revelavam os rumores, o novo aplicativo faz a junção entre Buscar Meu iPhone (ou iPad) e Buscar Meus Amigos. Tudo agora será no mesmo app, que em inglês se chama Find My (“Buscar”, em português do  primeiro beta).

A transmissão ocorrerá por Bluetooth, se conectando automaticamente a algum dispositivo da Apple próximo, mesmo que seja de alguém que você não conheça. Este outro aparelho irá então enviar automaticamente a localização aos servidores da Apple, que informarão a você onde o seu aparelho se encontra.

Tudo isso funciona quando se ativa no iCloud a função “Perdido”. É aí que o processo se inicia.

Bom demais para ser verdade, né? Claro que será preciso algumas “condições” para que a mágica aconteça:

  • O aparelho próximo ao dispositivo precisa estar também rodando ao menos o iOS 13, iPadOS 13 ou macOS Catalina. E este precisa estar conectado à internet;
  • Você precisa obrigatoriamente possuir um outro dispositivo Apple com os mesmos sistemas.

Esta última exigência é devido à camada de privacidade que a Apple adotou. Para proteger os dados do usuário, toda a conexão é criptografada e só poderá ser decriptada por um outro dispositivo em que você esteja conectado com sua Apple ID. Sem isso, nem a Apple consegue saber onde está seu aparelho.


Esta tecnologia promete não parar por aqui. Nos códigos do aplicativo Buscar do iOS 13, já encontraram referências a um novo acessório da Apple, que seria uma tag de localização, como aquelas que já existem para encontrar malas perdidas. Este acessório incorporaria um sinalizador bluetooth capaz, talvez, de também enviar sinais a dispositivos da Apple e realizar o mesmo procedimento do aplicativo. Nada está confirmado, mas é muito provável que vejamos este novo produto em breve.

Leia mais sobre:

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar