iOS

Apple libera beta público do futuro iOS 13

Antecipando seu próprio anúncio de que liberaria somente em julho, a Apple decidiu hoje lançar uma versão beta para quem não é desenvolvedor e participa do Programa de Beta Público. Com isso, pessoas mais audaciosas e com pouco medo na vida poderão se aventurar em um sistema ainda inacabado e que, de vez em quando, reinicia o iPhone do nada.






Qualquer um pode participar do programa, se inscrevendo diretamente no site. A instalação é feita através de um perfil de configuração oferecido pela maçã.

Mas o fato de poder não significa que você deva. Quem é mais corajoso e não tem medo de restaurar o sistema, não há o que se preocupar: o aparelho não explodirá, nem se transformará em um tijolo eterno. Porém, é importante ter consciência de que, por ainda não estar finalizado, o sistema pode apresentar diversas instabilidades e alguns aplicativos que você usa podem não funcionar corretamente. O meu iPhone, por exemplo, reinicia do nada de tempos em tempos durante o dia.

É bem verdade que o 2º beta para desenvolvedores (que é o mesmo deste 1º público) melhorou bastante alguns bugs, mas eles ainda existem e existirão até a versão final. É possível retornar depois ao iOS 12.4, mas tem que apagar tudo do aparelho. Quem fez backup no iOS 13 não consegue mais usá-lo no iOS 12.

Portanto, se você não é muito íntimo com manipulações do sistema e entende como apagar incêndios que possam aparecer, nem quer arriscar perder seus dados, documentos e fotos contidas no iPhone ou iPad, aconselhamos esperar pela versão final, que estará mais redondinha e estável.

Como fazemos todos os anos, a partir de agora não faremos distinção entre a versão pública e a de desenvolvedores, pois é a mesma, só muda a numeração. Para evitar confusões, citaremos sempre a versão para desenvolvedores (que atualmente está no segundo beta).


O iOS 13 atualmente está em fase de testes e deverá ser liberado ao grande público apenas em setembro. Para saber mais sobre as novidades do novo sistema, acompanhe nossa cobertura neste link.

Botão Voltar ao topo