iOS

Apple revela (de forma oficial) algumas características do futuro iOS 16

Assim como fez no ano passado, a Apple revelou nesta terça (17) algumas novas funções que virão no futuro iOS 16. Normalmente ela costuma anunciar novidades apenas na abertura da WWDC.

Em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Acessibilidade (20 de maio), a empresa adiantou algumas funcionalidades que virão ainda este ano no iPhone e Apple Watch.

Detecção de portas

Uma funcionalidade que virá no iOS 16 será a capacidade do sistema identificar portas. Parece algo banal para usuários com boa visão, mas para cegos ou pessoas com baixa visão, este recurso de acessibilidade pode ser muito útil para a locomoção.

A função inclusive é capaz de ler cartazes ou letreiros nessas portas. Confira o vídeo de demonstração:


Live Captions (legendas em videochamadas)

Outro recurso bem interessante são as legendas em tempo real em vídeo chamadas ou até mesmo em conversas com alguém próximo.

Enquanto a pessoa fala, a legenda vai aparecendo ao mesmo tempo. Resta saber se o recurso estará disponível também em português.

Espelhamento do Apple Watch

Para os usuários do Apple Watch, a Apple anunciou um novo recurso de espelhamento do relógio. Isso é descrito como uma maneira de tornar o Apple Watch “mais acessível do que nunca para pessoas com deficiências físicas e motoras”.

A Apple explica que o Apple Watch Mirroring permite que os usuários controlem o relógio usando os recursos assistivos do iPhone, como Controle de Voz e Controle Assistivo, e usem entradas, incluindo comandos de voz, ações de som, rastreamento de cabeça ou interruptores MFi (Made for iPhone) externos como alternativas para tocar na tela do Apple Watch .

A funcionalidade usa uma combinação de recursos de hardware e software, incluindo “avanços criados no AirPlay”.

Usuários que dependem de recursos de mobilidade podem acessar informações como oxigênio no sangue, frequência cardíaca, Atenção Plena e muito mais em seu Apple Watch.

Espelhamento do Apple Watch

Outros recursos

  • O VoiceOver, o leitor de tela da Apple para usuários cegos e com baixa visão, está adicionando suporte para mais de 20 localidades e idiomas adicionais, incluindo bengali, búlgaro, catalão, ucraniano e vietnamita.
  • Com o Buddy Controller, os usuários podem pedir a um profissional de saúde ou amigo para ajudá-los a jogar. A função combina dois controladores de jogo em um, para que diferentes controles possam direcionar a entrada para um único jogador.
  • Com o Siri Pause Time, os usuários com deficiências de fala podem ajustar quanto tempo a Siri espera antes de responder a uma solicitação.
  • O modo de ortografia de controle de voz oferece aos usuários a opção de ditar ortografias personalizadas usando a entrada letra por letra.
  • O Reconhecimento de Som pode ser personalizado para reconhecer sons específicos do ambiente de uma pessoa, como alarme, campainha ou eletrodomésticos exclusivos de sua casa.
  • O aplicativo Apple Books oferecerá novos temas e introduzirá opções de personalização, como texto em negrito e ajuste de linha, caractere e espaçamento entre palavras, para uma experiência de leitura ainda mais acessível.

A Apple irá mostrar muito mais novidades do que virá no iOS 16 na apresentação de abertura da WWDC, que será transmitida online no próximo dia 6 de junho.

E como sempre, você acompanhará todos os detalhes aqui no BDI.

Botão Voltar ao topo