Fotografia

Para os desenvolvedores do app Halide, as câmeras do iPhone 14 Pro deram um grande salto de qualidade

O app Halide é um dos mais populares da App Store na categoria Fotografia. Com ele, você pode aumentar consideravelmente os recursos da câmera nativa do iPhone. E por isso, eles sempre analisam cada evolução que o hardware do aparelho apresenta e que possa influenciar na captura de imagens com o celular.

Anúncios

E com a chegada do iPhone 14 Pro, eles fizeram sua tradicional análise e cravaram: foi uma boa evolução nas câmeras entre o 13 Pro e a nova geração.

Sebastiaan de With, fundador da empresa, examinou todos os aspectos das câmeras frontal e traseira dos novos iPhones Pro da Apple. Cada uma vem com melhorias no processamento de software, qualidade de imagem e sensores.

Câmera frontal

A câmera frontal do iPhone 14 Pro viu uma das maiores atualizações recentes, com seu sensor, lente e processamento de software passando por uma revisão significativa.

O salto real entre a câmera frontal do iPhone da geração anterior e este é significativo o suficiente para a maioria das pessoas perceber imediatamente.

Sebastiaan escreveu que a câmera frontal agora captura imagens nítidas com melhor alcance dinâmico e com mais detalhes do que a do iPhone 13 Pro. Graças ao Photonic Engine (termo da Apple para seu processo de fotografia computacional), a câmera oferece melhores resultados para iluminação mista ou objetos em contraluz.

Câmera frontal iPhone 14 Pro
Na esquerda, selfie tirada com o iPhone 13 pro, à direita com o iPhone 14 Pro, com mais detalhes na imagem (compare as folhas das árvores ao fundo).
Anúncios

O sensor é maior e possui um foco variável que aplica um leve desfoque de fundo atrás do assunto. Mantém o foco em distâncias curtas para criar um efeito de profundidade de campo com um assunto em close contra seu fundo.

Fotos com pouca luz são muito mais úteis, com menos manchas aparentes. Impressionantemente, o sensor TrueDepth também retém um sensor de dados de profundidade incrivelmente preciso, apesar de seu pacote muito menor na área de recorte da Ilha Dinâmica.


Câmeras traseiras

A análise conclui que a câmera traseira é quase totalmente nova: o iPhone 14 Pro ganha sensores maiores em suas câmeras ultra-angular e principal (grande-angular).

A câmera ultra-angular dos iPhones 11 e 12 Pro por muito tempo teve seu sensor menor, apresentando falta de nitidez em relação às outras câmeras. Isso fazia com que as imagens não ficassem nítidas o suficiente para capturar memórias e momentos importantes. O iPhone 13 Pro trouxe uma atualização completa que marcou uma grande mudança na qualidade. E o iPhone 14 pro melhorou essa câmera ainda mais.

Anúncios

Ela agora vem com um sensor muito maior, um novo design de lente e maior sensibilidade ISO. Enquanto a abertura deu um pequeno passo para trás, o sensor maior compensa isso com facilidade.

A câmera grande-angular principal do iPhone 14 Pro está equipada para capturar imagens de 48 megapixels usando o ProRAW. Graças ao sensor maior, de With diz que ela viu uma melhoria de 33% na fotografia.

A conclusão dele é que nunca tivemos uma câmera de celular tão próxima de uma câmera profissional do que agora. Ele inclusive brinca que, se Steve Jobs tivesse que apresentar hoje o iPhone ao mundo, ele não diria apenas que é “um iPod, um telefone e um comunicador de internet“. Teria que dizer também que é uma câmera completa.

Para conferir o artigo completo (em inglês), basta acessar o site da Lux.

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo