Aplicativos

Um exemplo de como as Live Activities do iOS 16 poderiam ter funcionado nas eleições

As Live Activities (ou Atividades ao Vivo) são um recurso incorporado no iOS 16, que permite que informações em tempo real fiquem afixadas na tela bloqueada do iPhone. Para quem tem o Pro de última geração, essas informações podem aparecer até mesmo na Dynamic Island.

É algo novo, pois só foi liberado na semana passada no iOS 16.1. Mas já pensou se pudéssemos ter testado na apuração dos votos da eleição para Presidente do Brasil?

Uma empresa brasileira testou o recurso internamente, para entender como ele poderia facilitar a vida do usuário em momentos de expectativa extrema.

A Sorcererhat, empresa de Felipe Ribeiro e William Max, fizeram este teste e ficaram bastante satisfeitos com o resultado.

Imagem <a href=https9to5maccom20221031developers live activities ios app brazilian elections>9to5mac<a>

O aplicativo não ficou disponível na App Store, apenas em versão de testes no TestFlight. Mas quem testou pode acompanhar ao vivo todas as atualizações dos números, obtidos diretamente do servidor da Justiça Eleitoral.


Faltou planejamento

A experiência foi bem interessante e demonstra na prática como as Live Activities podem realmente fazer diferença em momentos importantes. Porém, é frustrante saber que essa boa ideia não foi colocada em prática no tempo devido.

Claro que é importante testar tudo antes de colocar um aplicativo no ar, e isso leva tempo e esforço. Porém, se tudo tivesse sido planejado com mais antecedência, todos estes testes poderiam ter sido feitos durante o período em que o iOS 16.1 ficou em beta, preparando o app para ser liberado na App Store já na segunda-feira antes das eleições.

Assim, todos os brasileiros (com iPhone, obviamente) poderiam ter sido beneficiados com o recurso e aí sim ser uma vitrine gigante para o mundo de como o Live Activities pode ser usado na prática.

Ficou parecendo que a ideia apareceu de última hora e só então foi feito um app às pressas para promover a empresa. É uma pena, pois foi uma ideia muito boa, que não foi colocada em prática e que provavelmente na próxima vez será utilizada por outra empresa estrangeira com maior abrangência.

É o que costuma acontecer com as boas ideias surgidas no Brasil.

Nosso país tem um talento criativo enorme e com um potencial gigante. Mas enquanto continuarmos queimando as largadas e fazendo as coisas pela metade, nunca mostraremos ao mundo o quão grande podemos ser como nação.

Botão Voltar ao topo