iOSTutoriais

Como remover o botão BUSCAR da tela inicial do iPhone

Uma das novidades do iOS 16 foi a aparição de um botão de busca na tela inicial, entre os ícones dos aplicativos e o dock, onde antes ficavam os pontinhos da paginação.

Ele faz a mesma coisa que puxar a tela para baixo, que ainda é possível.

Mas se por alguma razão você não gosta disso e quer ter de volta os pontinhos de antigamente, felizmente há uma maneira de reverter isso.

buscar spotlight iOS 16

Ocultar o botão BUSCAR no iOS 16

O Spotlight (que é como o sistema de pesquisa interna do iOS é chamado) permite que você encontre quase tudo no seu dispositivo, como aplicativos, arquivos, contatos, e-mails ou dados diversos.

Ele também busca informações extras na internet, com a ajuda da assistente virtual Siri.

Há tempos temos o gesto de deslizar para baixo a tela inicial, para aparecer o campo de busca. Porém, este gesto nem sempre é tão óbvio para novos usuários que estão ainda conhecendo o iPhone.

É por isso que o iOS 16 deixa esta função mais evidente e clara, colocando um botão direto na tela principal. Basta tocar nele e o campo de busca aparece.

No entanto, se você é um usuário já experiente, pode achar o novo botão desnecessário. Mas é relativamente fácil se livrar dele, se for o caso.

Veja como remover o botão Buscar da tela inicial do iOS 16:

  1. Abra o aplicativo Ajustes no seu iPhone
  2. Role para baixo e toque em Tela de Início
  3. Em Buscar, desative a opção Mostrar na Tela de Início

Desligar o botão Buscar

Isso é tudo.

Agora, quando você retornar à tela inicial do iPhone, ele não mostrará mais o botão de busca acima do dock. Você ainda pode abrir o Spotlight deslizando para baixo na tela de início ou na tela de bloqueio.

Botão Voltar ao topo