Dicas de iPhone e iPadTutoriais

Saiba como abrir uma reclamação na Anatel pela internet ou pelo aplicativo

Viver no Brasil não é para os fracos. O consumidor brasileiro é constantemente desrespeitado pelas empresas, tento que muitas vezes correr atrás de um problema gerado por elas, e ainda por cima pagar pelo mau serviço que recebe. Para dar suporte nesses casos, felizmente existem alguns canais de ajuda ao consumidor, que vez ou outra funcionam. O ótimo Reclame Aqui é um exemplo, mas o problema dele é que o site é independente, sem nenhuma relação com órgãos públicos, o que limita bastante a sua ação e o transforma apenas em uma vitrine de problemas. A própria Apple se recusa a responder qualquer reclamação feita por lá, por não considerar um canal oficial.

O ideal é sempre procurar canais oficiais, e para questões de operadoras e fornecedoras de internet, a ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) disponibiliza canais bastante eficientes para resolver problemas, através de seu site ou aplicativo de smartphone. Veja como abrir uma reclamação oficial e fazer as operadoras prestarem atenção em você.


A grande vantagem da Anatel é que ela tem o poder de autuar as empresas de telecomunicação que não respeitam as normas, e por isso quando uma reclamação é feita, as operadoras fazem de tudo para resolver o problema rapidamente. A agência não trata individualmente das reclamações, mas cobra os prazos de resposta das prestadoras.

É impressionante a forma diferenciada como você é tratado após abrir uma reclamação. Mas claro que você só deve apelar para esse recurso depois de ter contatado a operadora e ela não ter resolvido o seu problema. Inclusive, para abrir uma reclamação na Anatel você precisa de um protocolo fornecido pela prestadora.

A ANATEL disponibiliza vários canais, inclusive de forma presencial ou por telefone. Mas aqui falaremos de dois deles: pelo aplicativo e pela internet. Veja o passo a passo:

* PELO APLICATIVO

Passo 1: Baixe o aplicativo para iPhone neste link. Existem também versões para outras plataformas.

Anatel Consumidor

Passo 2: Se você ainda não tem cadastro, faça o seu usando o número do CPF e uma senha que você não poderá esquecer. É importante que seja o mesmo CPF registrado no contrato com a prestadora.

Passo 3: Registre a sua reclamação, escolhendo o tipo de atendimento e o serviço (celular, telefone fixo, TV, etc). Aparecerá então uma lista de tipos que especificam o seu caso. Escolha o que mais se encaixa nele.

Anatel ConsumidorAnatelCons3

Repare que o aplicativo também conta com uma parte bem legal chamada ‘ Seus Direitos“, que elenca diversas dúvidas sobre os direitos que o consumidor tem. Vale dar uma lida.

Pelo aplicativo você também pode consultar todo o histórico dos seus registros, inclusive podendo reabri-los caso a operadora o encerre sem ter solucionado o seu caso. Bem útil.

* PELO SITE

Passo 1: Acesse o site da Anatel neste link. Ele leva diretamente à página do Fale Conosco, que permite o registro de reclamações.

Anatel Site

Passo 2: Se você ainda não tem cadastro, clique em “Ainda não sou cadastrado” e faça o seu registro usando o número do CPF e uma senha que você não poderá esquecer. É importante que seja o mesmo CPF registrado no contrato com a prestadora.

Passo 3: Registre a sua reclamação, escolhendo o tipo de atendimento e o serviço (celular, telefone fixo, TV, etc). Aparecerá então uma lista de tipos que especificam o seu caso. Escolha o que mais se encaixa nele.


Este é um ótimo instrumento de proteção dos seus direitos em matéria de prestadoras de telecomunicação. Muitas vezes apelamos para as redes sociais e ficamos reclamando ao vento, quando o ideal é tomar uma atitude mais efetiva e acionarmos os canais mais efetivos. Mas claro que, como todo o instrumento, deve ser usado com responsabilidade e bom senso. Tente primeiro resolver o problema com sua operadora e, caso não consiga sucesso, aí sim opte pelos meios cabíveis. Você verá que a solução a partir daí será bem rápida e o tratamento com você será outro. É exigindo nossos direitos, de forma correta, é que contribuímos para que a prestação de serviço melhore cada vez mais.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Leia mais sobre:

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar