Dicas de iPhone e iPadTutoriais

Como ativar o modo ‘Luz Fraca’ no iPhone ou no iPad

Se você é daqueles que gosta de ler no iPad ou no iPhone durante a noite, antes de dormir, sabe o quão incomodo pode ser o brilho intenso da tela em um quarto escuro, principalmente quando você dorme com outra pessoa. Mesmo que você baixe o brilho ao mínimo que o sistema permita, a luz ainda fica intensa quando você está em um ambiente no breu.

Nem todo mundo sabe, mas felizmente há uma maneira de deixar a tela ainda mais escura, para que ofusque menos os seus olhos na escuridão.

O truque consiste em usar um recurso da função Zoom, presente na Acessibilidade. Essa função é muito útil para ampliar partes da tela em momentos de dificuldades de leitura. Para deixar a tela bem mais escura usaremos esta função para ativar um filtro chamado Luz Fraca, porém sem usar efetivamente o zoom. Siga os passos:

Passo 1: ative o zoom

Vá nos Ajustes e entre em Geral » Acessibilidade » Zoom e ative a função. Uma janelinha ampliada aparecerá.

   luzfraca1luzfraca2luzfraca3luzfraca4

Passo 2: toque de três dedos

Você terá agora que dar três toques rápidos com três dedos ao mesmo tempo na tela, para aparecer um novo menu de opções.

luzfraca5

Passo 3: ativar zoom em tela cheia

No mesmo menu preto, toque na opção Zoom em tela cheia.

luzfraca6

Passo 4: reduzir zoom

Ainda no mesmo menu preto que está na tela, toque na primeira opção, Reduzir.

luzfraca7

Passo 5: escolha o filtro

Neste momento, tudo está ativado e pronto para uso. Saia dos Ajustes e na tela normal (ou qualquer outra que você estiver), toque três vezes rápidas com três dedos ao mesmo tempo. O mesmo menu preto aparecerá no centro e aí você irá tocar na opção Escolher Filtro. Selecione então Luz Fraca. Você verá que a tela ficará neste momento bem mais escura, perfeita para ler à noite na cama.

luzfraca8

Para voltar à luminosidade normal, basta tocar novamente três vezes com três dedos, selecionar Escolher Filtro e então tocar em Nenhum.


Repare que este atalho de acessibilidade serve também para outros modos de filtro, como cores invertidas e tons de cinza. Se você usar os mesmos três dedos para dar dois toques (e não três), ele ativa o zoom na tela. Os mesmos dois toques fazem a imagem voltar ao normal.

Se você gostou da dica, confira outras do tipo neste link.

Botão Voltar ao topo